quarta-feira, 26 de junho de 2013

Editorial 26\06\2013: ...Perguntas Que Não Querem Calar

por
Corto de Malta


Todo mundo me faz várias perguntas relativas ao Climax, MDM, Iluminerds etc... então responder  tudo logo de uma vez...


Essas perguntas abaixo forma feitas a mim no facebook por várias pessoas diferentes, então reuni todas elas de uma vez. Espero que realmente isso encerre todas as especulações:



Corto, por que o Climax ficou parado?

 Depois que eu entrei no MDM em meados de 2011 tentei me dividir ao máximo entre os dois blogs. Mas a realidade é que a maioria dos redatores do Climax não tem a mesma disponibilidade praqui que tem os redatores do MDM. Praticamente só eu e Mac fazíamos a maior parte dos posts. Enquanto que lá tem uma rotatividade muito maior, as pessoas discutem DIARIAMENTE sobre os temas das postagens e podcasts, algo que eu não tinha experimentado em nenhum outro blog que eu participei.

O resultado é que naturalmente você se envolve muito mais com um grupo que tem a mesma intensidade que você, ainda que os interesses sejam divergentes. Se você observar isso ocorre com outras pessoas que escrevem no MDM e no seu próprio blog, como o Algures e o Triplo\Freud. Assim como eu, eles acabaram postando mais no MDM do que no Uarévaa, o blog original deles.

Por que o Climax voltou a ser atualizado diariamente "como se nada tivesse acontecido"?

Por que achei que ninguém ia notar? HAHAHAHAHA!!!



Por que você saiu do MDM?

Essa não é uma pergunta simples porque quando eu fui oficialmente convidado pelo Change e o Hell a cerca de dois anos, intimamente eu sempre defini que não ficaria pra sempre no MDM. Não é segredo pra ninguém que eu tenho vários posicionamentos diferentes da maioria dos outros redatores. Pelo menos uns 40,5. Acontece que eu já sabia que essas diferenças surgiriam, jamais poderia dizer que isso foi uma surpresa. Elas já estavam claras em 2011 e a princípio eu ia sair no fim desse ano.

No fim das contas, as circunstâncias me levaram a me sentir mal por continuar no MDM enquanto deixava cada vez mais o Climax de lado. Apesar da resposta do público ser maior e mais imediata no MDM eu sempre me senti muito mais realizado no Climax.

Então por que você ficou no MDM?

Por Vaidade. Não tenho orgulho de dizer isso, mas também não tenho vergonha.
A verdade é que na virada de 2011 pra 2012 a situação era a seguinte: seriam lançados no cinema Os Vingadores, o fim da saga do Batman, o recomeço do Homem-Aranha, o novo 007, O Hobbit, 13 Assassinos etc... enfim, me interessava estar num lugar expressivo pra viver esse momento. Além do que ainda vivíamos a expectativa envolvendo o blogbooks em que nossos melhores posts seriam publicados como livro. E lembro que em dezembro de 2011 ainda vieram me falar que o Leitura Dinâmica da Rede TV! - que costumava usar alguns posts do MDM pra sua pauta - se inspirou num post meu de Natal pra uma reportagem.

Nesse contexto parecia muito mais interessante continuar no MDM e até mesmo me dedicar mais a ele pois APARENTEMENTE haveria um retorno maior. Foi uma lição pra se aprender já que absolutamente NADA saiu como eu planejei. Isso pode ser sintetizado na frase que o Change gosta de repetir de que 2015 vai ser o ano do jubileu nerd por ter Vingadores 2, um novo Star Wars e (supostamente) a Liga da Justiça. Na boa, o jubileu nerd foi em 2012, mas nós todos nos tornamos uma classe tão boçal que não soubemos usufruir... e provavelmente não saberemos também em 2015 se seguirmos os mesmos princípios inflando essa bolha. Mas isso é assunto pra outro post.


Você teve uma briga com alguém de lá?

Não... Tive várias. HAHAHAHA!!!!!!
A verdade é que todo mundo briga com todo mundo lá, desde muito antes de eu entrar. Isso é NORMAL. Enquanto você está lendo isso eles devem estar discutindo sobre alguma outra coisa neste exato momento. Muitas vezes eu enchi o saco deles e eles me encheram o saco também. Não foi pouco. Porém, não seria ético ficar entrando em detalhes sobre isso e nem seria abrangente de uma forma esclarecedora e equitativa ao mesmo tempo.

Isso inclui as discussões com pessoas nos comentários também, o que obviamente tornou a coisa desgastante pra todos os lados. Acho que só comecei a me dar conta concretamente de que era uma situação irreversível quando a minha ex no começo de 2013 veio falar comigo que não conseguia nem entrar mais no MDM por não gostar de como eu era tratado nos comentários. Digamos que não foi a primeira pessoa que me disse isso e, embora eu me lixasse pro que diziam de mim, não conseguir controlar isso tem suas desvantagens... como ter que explicar pra pessoas que gostam de você porque você parece aceitar aquilo.

Mas prefiro lembrar de como a experiência me acrescentou, já que eu dava muito trabalho por, por exemplo, não saber trabalhar com imagens no início e também sabia pouquíssimo de html. Devo muito ao Change, Hell, Triplo, Algures etc. por terem me adicionado mais conhecimento técnico.



Você criou o Iluminerds?

Não exatamente. Como falei havia vantagens e desvantagens pra mim tanto no Climax quanto no MDM e eu queria tentar algo novo que agregasse o melhor de ambos. Assim, em 2012 eu fui idealizador de uma iniciativa que faria uma fusão entre vários pequenos blogs nerds na tentativa de criarmos um grande blog e fazermos frente a concorrência. Essa iniciativa foi o embrião do que hoje é o Iluminerds, mas eu nunca escrevi no blog e saí do projeto ainda durante as primeiras deliberações sobre ele. Aproveitaram parcialmente algumas idéias que eu tive primeiro  - como se distanciar do conteúdo do MDM, mas procurando manter uma regularidade semelhante. No entanto, toda a realização ali foi elaborada exclusivamente por eles.

Você foi expulso do Iluminerds?

Não. O que aconteceu é que o que era muito bom na teoria, na prática se mostrou bem diferente. Alguns blogs não aceitaram participar, havia sempre alguém que não ia com a cara de outro alguém etc. Tinha uma pessoa, por exemplo, que falou que nunca estaria num projeto comigo porque me achava um puxa-saco do Change do MDM por causa de uma discussão que tinha acontecido antes por lá... e isso foi muito louco porque eu nem me lembrava mais da tal discussão.

Aos poucos percebemos que o projeto inflou e tinha agregado muito mais gente dos blogs do que os blogs propriamente ditos, o que por si só já nos tiraria a vantagem de reunir os públicos cativos deles. Somado a isso eu discordei das decisões criativas e do gerenciamento do pessoal de lá. Decidi me afastar junto com o pessoal do Climax, mas o desejo do pessoal do Iluminerds era que eu ficasse.

Se surgiu um boato depois disso afirmando o contrário, tenho a consciência tranquila que não fui eu quem criou. Sempre fui muito transparente em toda a minha passagem, mesmo sendo curta. Claro que eu não obriguei ninguém a sair comigo, tanto que o Macgaren optou por continuar no Iluminerds e, diferente de mim, participou efetivamente do blog. Segundo ele, senão prorrogou mais sua estada, foi por falta de tempo.






Por que você só fala dos mesmos 6 ou 7 assuntos?

Primeiro deixa eu dizer que essa é uma pergunta muito cínica. Porque tem MUITOS blogs por aí que se resumem a DOIS assuntos: Marvel e DC. Então eu sinto que o que realmente querem me perguntar é:

Por que você não fala mais da Marvel e da DC... em vez de ficar falando de Mangás e Animes, Cavaleiros do Zodíaco, Chaves e Chapolin, Peanuts, Além da Imaginação, HQs Disney, Filmes Antigos, Filmes de Terror, Exposições etc.?

E a resposta é simples. Eu nunca pensei em "blog do Corto" então, se já tem um colega falando daquilo - como Marvel e DC - eu procurava outra coisa pra falar naturalmente. Assim como também é natural que a gente fale do que gosta. E ironicamente uma das minhas maiores referências nisso foi o "MDM de várzea"... naquela era pré-podcast, em que na minha opinião tudo era bem mais eclético do que se tornou depois. Mas aí é uma questão do gosto de cada um.







Quem é o MDM Gay?

Só posso dizer que é alguém que ninguém especulou antes... pelo menos não que eu tenha visto... mas jamais revelarei.


O Climax vai ficar desse jeito mesmo que está?

Não. Mudanças virão em breve, porém aprendi a não falar demais pra não acabar não conseguindo cumprir depois. Aguardem somente boas surpresas.


Se tudo isso não foi suficiente... fiquem com uma resposta do meu xará...


17 comentários:

Grifo Arqueologia disse...

A ideia do Iluminerds ter um conteúdo diferente do MDM não foi sua, meu amigo. Na verdade, foi apenas uma questão de bom senso, afinal, por que deveríamos fazer mais outro site igual ao deles?

Corto de Malta disse...

Não sei exatamente quem vc é e por isso não posso dizer quando vc entrou no projeto, mas nas minhas primeiras conversas com o Macgaren sobre a Fusão eu dizia isso... antes mesmo da gente chamar o House... que eu queria que o blog novo tivesse a regularidade do MDM, mas que fosse mais abrangente...

Eu depois eu sempre procurei bater nessa tecla conforme fomos convidando outras pessoas e elas queriam entender como seria o projeto.

E o fato é que quase todo mundo que chamamos era de algum "filhote" do MDM, ou seja, leitores ou comentaristas que criaram seu espaço inspirados no conteúdo do MDM.

Então.. bem, sim... focar um caminho diferente foi uma iniciativa minha e uma das razões pelas quais o House topou desde o princípio porque ele também não queria fazer um blog como o MDM.

Rodrigo Candido disse...

Bom, caso desista do Climax está convidado a escrever no Positrôniko, outro blog feito apenas por uma pessoa..eu.

Mas brincadeiras a parte, boa sorte em seus projetos. Mesmo me irritando com suas opiniões relativas ao Batman, tu dizia muita coisa relevante lá no MdM. Se bem q textos muito longos são meio irritantes as vezes :)

Abraçossss

Anônimo disse...

Renver

Bola pra frente vamos tocar o Climax

Grifo Arqueologia disse...

Me chamo Vítor, batizei o seu site e lhe digo que nunca pensamos em fazer do Iluminerds algo similar o MDM.

Renver disse...

I am back

Corto Blog Maltese disse...

Vitor, se vc analisar o texto verá que em nenhum momento afirmei o contrário disso.

Anônimo disse...

Sempre desconfiei que Hell era o gay!

Anônimo disse...

Pelo que eu entendi um dos motivos de você ter saido é porque cansou de ser zuado pelos leitores, e a repercussão que isso causava, cara talvez você e sua EX (não acredito) não tenham percebido, mas aquilo era tudo brincadeira, e o MdM pro bem ou pro mal te tornou famoso na blogosfera em pouco tempo, e acredite se os leitores lá não gostassem de você iam simplesmente te ignorar, e eu achando que o Ultra que tinha te expulsado de lá hauhsuhaaha

Italo disse...

Me contaram que o Corto não quis participar da vaquinha, para reerguer o MDM. Pão duro? Mão de vaca? Pobre Ferrado? Não sou eu que vou jugar. Só sei que o Ultra voltou com tudo ($), simplesmente porque acredita que o investimento vai ter retorno $$$$$.

Anônimo disse...

Então o Corto pode ter economizando um bom dinheiro, ou perdido a oportunidade da vida dele.

Anônimo disse...

O top 1 Tokusatsus do Guilherme é previsível. Deve ser um Gafanhoto ou Grilo. E 0,5 é PowerRanger.

Anônimo disse...

Quanto é Corto? eu pago! Fico com 50% dos lucros. Fecha contrato?

Anônimo disse...

Não foram respondidas todas as perguntas e questionamentos. Mas pelo menos, não deixou ver navios, então tudo ok.

Anônimo disse...

É faltou dizer o que aconteceu com outros blogueiros. E pq só tem post do Corto

Anônimo disse...

É. e o L espertão fez um só post só pra dizer que ainda faz parte do blog. Só para tirar proveito...de um futuro...que o Corto almeja alcançar. E os resto dos redatores já desencarnaram.

Cristina

Paulo Almeida Prado disse...

Olha, sinceramente, acho que estavam pegando muito no seu pé lá no MDM, com humilhações constantes (vindas não só dos comentários, mas também dos próprios integrantes do site).

Gosto bastante de lá, mas você fez bem em sair, se não conseguiram aprender a te respeitar, não merecem que você fique ajudando o site.

Abraços e boa sorte!

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.