sexta-feira, 14 de junho de 2013

Prepare-se Para o Fim da Era dos Blockbusters

por
Corto de Malta


A indústria do Cinema vai implodir. E quem previu isso foram nada mais, nada menos que os CRIADORES do conceito Blockbuster, Steven Spielberg e George Lucas.


Entre os anos 70 e 80 Spielberg e Lucas criaram no cinema o que conhecemos como Blockbuster (Arrasa Quarteirão). Eram grandes produções lançadas em pleno verão norte-americano, também conhecidas como Filme de Verão, que rendiam enormes bilheterias.

Antes, entre os anos 60 e 70, as produções mais ambiciosas, que costumavam ser lançadas no fim do ano nos EUA, eram projetos autorais de grandes diretores dentro de grandes estúdios: O Poderoso Chefão, de Francis Ford Copolla, surgiu nesse período.



Mas os Blockbusters atraíam uma geração nova, um público consideravelmente mais jovem, e oferecia a ele grandes espetáculos. Tubarão, Star Wars, E.T. - O Extraterrestre, Indiana Jones abriram o caminho para que o Cinema se tornasse uma máquina de grandes hits, com as produtoras com o passar dos anos investindo cada vez mais Milhões e esperando retornos na casa dos Bilhões, como ocorre atualmente com filmes de super-heróis como Batman, Homem de Ferro e Vingadores, inflacionando cada vez mais o mercado.

Agora, Spielberg e Lucas estão dizendo que essa grande onda que eles mesmos deflagraram está prestes a chegar ao fim nessa Era da Internet... e não será de forma indolor pro Cinema. Segundo eles, graças aos grandes hits, até mesmo seus próprios projetos autorais, como Lincoln, quase não não chegaram nas sala de cinema. Essa cultura do campeão de bilheteria está se tornando uma bolha que logo vai explodir.


A dupla esteve num evento inaugurando um prédio de mídia interativa numa faculdade no sul da Califórnia e Lucas criticou os grandes estúdios:
 "Eles estão correndo atrás do ouro. Mas isso não vai funcionar para sempre. E como resultado eles estão estreitando cada vez mais seu foco. As pessoas vão se cansar disso. E eles não vão saber como fazer mais nada. "

Spielberg foi ainda mais incisivo criticando a indústria por apostar muito em poucos projetos de milhões de dólares, em vez de em vários projetos de menor orçamento:
 "Eventualmente, vai haver um grande desastre. Será uma implosão, onde três ou quatro, ou talvez até mesmo uma meia dúzia desses filmes de mega orçamento vão entrar em queda-livre até o chão e isso vai mudar o paradigma do cinema de novo."



De acordo com George Lucas nesse paradigma futuro o preço do ingresso será tão caro que elitizará o Cinema:
"Você vai acabar com menos cinemas, teatros maiores, com um monte de coisas agradáveis. Ir ao cinema vai custar 50 dólares ou 100 ou 150 dólares, como a Broadway custa hoje, ou um jogo de futebol. Vai ser uma coisa cara. ... (Os filmes) vão ficar em cartaz nos cinemas por um ano, como um show da Broadway faz. A isso será chamado no futuro o negócio de 'filmes'. "
 Spielberg concordou e apontou um caminho, a televisão:
"Haverá grandes filmes na tela grande, e ele vai custar-lhes um monte de dinheiro. Todo o resto será visto na tela pequena. É quase que o caminho agora. 'Lincoln' e 'Red Tails' mal chegaram aos cinemas. Você está falando de Steven Spielberg e George Lucas não poderem colocar os seus filmes nos cinemas. "
 
Lucas concordou e arrematou:
"O que costumava ser o negócio do cinema, em que se incluem televisão e filmes ... será televisão pela Internet. A questão será: você quer que as pessoas o vejam? Ou você quer que as pessoas o vejam em tela grande?"
Além de TV e Internet, eles também falaram sobre a evolução dos Games. Spielberg acha que os jogos ainda não atingiram um grande nível de empatia com o público e Lucas discordou e declarou:
"O grande jogo dos próximos cinco anos será um jogo onde você simpatizará muito fortemente com os personagens e será destinado a mulheres e meninas. Eles gostam de jogos de empatia. Isso vai ser um enorme sucesso e, como resultado, ele será o 'Titanic' da indústria do jogo, em que de repente você fez uma história real de amor ou algo assim e todo mundo vai agir como 'De onde veio isso? Por que você tem relações reais em vez de pessoas atirando?' "


Uma coisa não se pode negar. Essa Bolha dos grandes hits do Cinema mais cedo ou mais vai explodir. E parece que cada vez mais profissionais estão migrando do Cinema para a Televisão.

É opinião geral que hoje existem mais boas séries sendo produzidas para o grande público do que filmes. No fim do mês passado cineasta italiano Bernardo Bertolucci declarou, ao receber o prêmio da Academia Americana:


"Minha geração teve um caso de amor com a cultura norte-americana, sem dúvida. Um poste de rua e um hidrante de incêndio me fizeram cantar na chuva. Mas os filmes norte-americanos dos quais gosto atualmente não vêm dos estúdios de Hollywood, e sim das séries de TV, como ‘Mad men', 'Breaking bad', ‘The Americans'. Gosto quando eles duram 13 episódios, mas aí vem uma nova série com mais 13 episódios. Exceto por algumas poucas produções independentes, acho que tudo que vem de Hollywood é em geral triste. Isso me entristece muito."

 Podem discordar, mas na minha opinião eles estão cobertos de razão. Afinal, pra cada Cavaleiro das Trevas existem uns 10 Transformers. Uma horas as pessoas cansam, quando notam que uma obra não tem nenhum significado a oferecer a não ser o mesmo show pirotécnico que já viu antes. Sem contar que a Internet transformou o mercado da música, dos livros e da própria televisão. E vai vai sacudir Hollywood do mesmo jeito com a sutileza de um terremoto.



A mídia e os formadores de opinião estão sempre mudando. A questão é saber quando acontecerá.

FONTES: Variety e G1.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Kubrick já falava láaaaaaa nos anos 90 o quanto ele preferia adaptar Napoleão pra uma série de tv do que pros cinemas. Simplesmente pq no cinema não há mais espaço pra produções que fazem pensar.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.