quarta-feira, 10 de julho de 2013

Legendary Rompe com a Warner e Assina Parceria com a Universal. Entenda o Porquê.

por
Corto de Malta


Isso aí caiu como uma bomba no mercado do cinema e entretenimento.


Pra quem não sabe, as Grandes produtoras de cinema costumam trabalhar em parceria com produtoras menores. Um exemplo é a New Line, que é subsidiária da Warner Bros. e fez a trilogia Senhor dos Anéis. E a Warner Bros. é simplesmente a maior produtora de cinema do mundo... pelo menos até agora.




Uma das parcerias mais lucrativas do estúdio do Pernalonga era justamente com a Legendary Entertainment (também conhecida como Legendary Pictures). Embora, ao contrário da New Line, ela fosse independente da Warner, a parceria entre ambas era fundamental. Foi a produtora responsável por, por exemplo, todos os longa metragens do Superman e do Batman realizados nos últimos anos (Batman Begins, Superman - O Retorno, Batman - O Cavaleiro das Trevas, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Superman - O Homem de Aço) e até mesmo o recente Círculo de Fogo de Guillermo Del Toro. Sem contar outros projetos deles que ainda vão estrear como a continuação de 300 e o novo Godzilla.

Acontece que agora houve desentendimentos pela Warner ter negado a Legendary certas melhorias comerciais exigidas por ela. Thomas Tull - CEO da Legendary - após contatos com a Sony, Fox e Lionsgate, teria recebido uma ótima oferta da Universal Pictures.



Por um lado, isso pode demonstrar um esforço da Universal em voltar pro jogo. Afinal não tem dois anos que ela aparecia mais nas manchetes por ter cancelado ou desistido de grandes projetos com forte potencial, como as adaptações de Nas Montanhas da Loucura de H.P. Lovecraft e A Torre Negra de Stephen King.

Por outro lado, isso demonstra uma evidente racha de poder dentro da Warner, que pode enfraquecê-la. Segundo o Hollywood Reporter, a Variety e a imprensa estadunidense em geral vinha acompanhando, tudo começou em 2010 quando Jeff Bewkes, o CEO da Time Warner (que é a dona de tudo, ou seja, uma espécie de "cabeça" que comanda todos os "tentáculos" como a revista Time, a revista People, os estúdios Warner, New Line, Castle Rock, a DC Comics, a Hanna-Barbera, os canais CNN, Cartoon Network, TNT, HBO, Adult Swin, Boomerang, TCM, Woohoo, Warner Channel, Space, Max, Cinemax etc.), decidiu abrir uma concorrência interna para ver quem iria substituir Barry Meyer como CEO da Warner Bros., que não é só o estúdio de cinema homônimo, tanto que ela também conhecida como Warner Entertainment.



Três executivos disputaram essa vaga: Jeff Robinov, Kevin Tsujihara e Bruce Rosenblum. Robinov assumiu o estúdio em 2011 e parecia ser a escolha sólida, mas 2012 não foi um ano tão fácil pra ele. Mesmo com o grande sucesso de bilheteria que foi Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o tiroteio na pré-estréia do longa metragem no Colorado fez com que outro filme, Caça aos Gângsteres, tivesse que ser adiado e refeito porque a cena do clímax (que está inclusive no trailer tirado de circulação) continha um tiroteio num cinema. O resultado foi um grande prejuízo nas bilheterias. E outro grande investimento que também resultou em fracasso comercial foi  Sombras da Noite do Tim Burton.

Além disso, aconteceu exatamente o problema das negociações com a Legendary, que levaram a um desacordo de Thomas Tull com Robinov. Isso tudo - e sabe-se lá mais o quê - fez com que Jeff Brewkes em janeiro escolhesse Kevin Tsujihara para ser o sucessor de Barry Meyer. As reações a isso estamos acompanhando agora.


No fim de junho Jeff Robinov deixou a presidência do estúdio Warner. Um mês antes, Bruce Rosemblum largou o cargo de Chefe de Operações de TV da Warner e se juntou a Thomas Tull na Legendary para chefiar seus trabalhos para TV e iniciativas digitais.

Daí que a Universal Pictures também faz parte de uma empresa maior, uma "cabeça", a NBC Universal, que como o nome diz, engloba também o canal NBC (além de outros canais como o Sci Fi Channel), e outras companhias menores em diferentes mídias... onde é muitas vezes concorrente direta das companhias que pertencem a Warner. Isso sem contar o parque da Universal. Na verdade embora não seja tão gigante quanto a Warner, a Universal é imensa o suficientemente pra oferecer muitos "brinquedos" para Tull, Rosenblum e o pessoal da  Legendary brincar.



Então, por mais que a Warner vá negar, perder a Legendary pode representar um golpe mais duro que se imaginava.








2 comentários:

TODDY disse...

Resumindo, é um puta puteiro do caralho

Emerson disse...

Que fique claro, a Universal só pode explorar aqueles heróis dentro do parque a através de venda de brinquedos. Marvel continua dona de tudo (exceto os filmes que a Fox comprou e continua lançando, como X-Men e Quarteto) e a Time Warner continua sendo a dona de todo o universo DC.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.