quarta-feira, 24 de julho de 2013

Top Max: 14,5 Melhores Tokusatsus Exibidos no Brasil - Metalder - O Homem-Máquina - Lado A

por
Corto de Malta

O tokusatsu a seguir é o mais cult entre os cults...



3 - Metalder - O Homem-Máquina
 



Gênero: Metal Hero 
Ano: 1987 a 1988




Durante a Segunda Guerra Mundial o Dr. Ryuuchirou Koga trabalhou no projeto secreto da construção de um Homem-Máquina para ser usado como arma de guerra. O cientista planejava fazer um andróide que fosse a imagem de seu filho, Tatsuo Koga, tenente da Marinha Imperial morto em combate. No entanto, com o fim da guerra o projeto foi abandonado e o Dr. Koga foi trabalhar na NASA (já que os EUA e o Japão passaram a ser aliados), sendo que o robô nunca foi ativado. Até que no presente mostrado na série, o cientista fica sabendo da existência de uma gigantesca rede de crime organizado internacional conhecida como Império Neroz. Então, no primeiro capítulo do seriado, o Dr. Koga retorna ao Japão e, após visitar o túmulo de Tatsuo, decide acionar o andróide. Por sinal, essa cena de abertura melancólica no cemitério já dá o tom do que viria a seguir nos demais episódios de Metalder. Assim como a cena lúgubre da apresentação do Império Neroz.


Neroz é secretamente o rico industrial, empresário e filantropo Makoto Dolbara, que nas profundezas do arranha-céu de sua empresa, adentra um local conhecido como Colosso do Império, onde transforma-se na aparência bizarra de Neroz, líder de um verdadeiro exército formado por mutantes, andróides e ciborgues, que formam suas quatro Forças: A Unidade Blindada, liderada pelo enigmático Arthur, formada por humanos e ciborgues trajando armaduras de combate. A Unidade Mecanol, liderada por Druon, formada por robôs trajando blindagem pesada, incluindo jatos propulsores nas costas e armas de fogo e mísseis para ataque a longa distância. A Tropa Monster, liderada por Darvius, composta por criaturas que são fruto de experiências com engenharia genética. E a Unidade Cibernética, liderada por Balzac, composta de andróides de combate, semelhantes ao protagonista. Além disso, também estão presentes as duas assistentes de Makoto Dolbara e dois gordões bizarros que mais parecem algo como lutadores de sumô drag queens com pintura de índio (!) no meio daquelas criaturas.



 Diferente de outros vilões de tokusatsu, os planos do Imperador envolvem armazenamento ilícito de petróleo, golpes no mercado de ações e tráfico de armas etc. para causar a fome num mundo onde só os fortes sobreviveriam e seriam aceitos no império que ele quer construir na Terra. Enquanto Neroz manda perseguir e matar o Dr. Koga, este consegue chegar a sua base secreta e desperta o andróide com aparência de seu filho, ou seja de um jovem comum. Seu nome é Hideki Kondo (Ryuusei Tsurugi no original). Hidekki desperta surpreso e confuso sobre as razões de sua existência, afinal ele acabou de "nascer". Com a base sob ataque, o Dr. Koga sai e chama Hideki quando é cercado pelos inimigos.

O jovem chega tarde e vê Koga morto, embora ele não compreenda a situação pois não sabe o que significa a morte. Os homens de Neroz acham que ele é uma testemunha que estava ali por acaso e tentam eliminá-lo. Isso faz com que uma misteriosa energia oculta em seu corpo se una ao seu sentimento de fúria, fazendo com que Hideki Kondo se transforme em Metalder - O Homem - Máquina (era assim que o narrador sempre falava). Na verdade Hideki muda sua forma humana para o modo de combate utilizando a a energia gravitacional em seu cinto. Uma grande diferença de outros Metal Hero até então é que ele não veste uma armadura, seu corpo É a armadura. Mesmo inexperiente, Metalder se sai bem enfrentando os numerosos inimigos, e demonstrando ter uma força descomunal. Até que fica diante do Comandante Arthur, que com um golpe de espada o fere e joga de um penhasco. Porém, Neroz sabe que Metalder ainda está vivo. O herói desperta ao entardecer e, ainda confuso pede:
"Vento, Nuvem, Sol... se possuem coração digam: por que vim a esse mundo?"


Assim começava um programa que representou a mudança mais radical no gênero Metal Hero. Metalder foi livremente inspirado em outro herói de tokusatsu inédito no Brasil, o Kikaider - especialmente no visual - que por sua vez era baseado num mangá de ninguém mais ninguém menos que Shotaro Ishinomori. Isso mesmo, o criador de Kamen Rider e Black Kamen Rider. Ishinomori também se baseou em outras obras, misturando o célebre mangá Astroboy de Osamu Tezuka com clássicos da literatura com o Pinocchio de Carlo Collodi e o Frankenstein de Mary Shelley. Tanto Astroboy quanto Kikaider giram em torno da história de cientistas que constroem poderosos robôs dotados de sentimentos humanos para substituir seus respectivos filhos mortos. 
 

 O mangá Kikaider deu origem a série homônima em 1972. O curioso é que, se no mangá de Ishinomori sua aparência é levemente bizarra, na série seu visual é horroroso. Um cabeção com o cérebro eletrônico à mostra. Metalder, no entanto, tem um belo visual - ao lado de Jiraya e alguns Ultras são pra mim os heróis tokusatsu de estética mais apurada - cortesia de Keita Amemyia, famoso design japonês responsável não só pela aparência do herói do seriado, como também por todos os vilões. Além dele figuraram na produção outros nomes ilustres como o escritor Shogo Uehara, - roteirista do primeiro episódio de Black Kamen Rider, do episódio do encontro entre Ultraman Tiga com o Ultraman original e de vários capítulos de O Regresso de Ultraman - o maestro Seiji Yokoyama - compositor da trilha sonora de Cavaleiros do Zodíaco - e o cantor do tema de abertura Isao Sassaki, o mesmo da abertura de Patrulha Estelar.


 Metalder também tem cerca de três fases distintas e suas respectivas mudanças de rumo com o surgimento de novos personagens como Satoru Kita e Shingo Aoki. Nesse início acompanhamos o herói se adaptando a realidade do nosso mundo enquanto encara os primeiros desafios do Império Neroz. No episódio 2 o Homem-Máquina danificado retorna a sua base e encontra Springer, o cão-robô falante, construído pelo Dr. Koga para auxiliá-lo. Mais tarde, enquanto admira tudo ao seu redor, esbarra em outro dos homens de Neroz e conhece a fotógrafa Maya Aoki. Hideki fica encantado ao pela primeira vez reparar num ser humano e ver como ela é macia e quente. Hum... ^^ Maya se torna sua inseparável companheira pelo resto da série e é quem primeiro lhe apresenta o mundo. Mas o Imperador não dá trégua e ele termina tendo que lutar contra Delta Godait da Unidade Cibernética. Um combate bem diferente do usual nos tokusatsu. Não tem muita plástica, é violento e totalmente calcado na força bruta. Metalder vence usando o ataque especial Punho Titânico - embora ele não nomeie o golpe nesse episódio. dó mais tarde - e cai sem forças. Levanta-se a seguir e, ao ver o inimigo destroçado, balbucia confuso:
"Isso é a morte?"


No episódio 3 Hideki cria um laço de amizade com um coelho e marca um novo encontro com Maya, que descobre do jeito mais chocante que ele é um Homem-Máquina, enquanto Omega Ben Kei derrota um oponente num duelo no Colosso do Império pelo direito de enfrentar Metalder (esse duelos pra ver quem desafia o protagonista ocorrem bastante nos primeiros capítulos). O Homem-Máquina encara então o inimigo, que porta como arma um martelo gigante e usa o coelho amigo de Hideki como refém. O herói utiliza seus sensores, descobre que Ben Kei é um humano e os golpes do martelo literalmente fazem a terra tremer. O herói, contudo, consegue atingi-lo em cheio quebrando seu capacete e quando vai liquidá-lo com o próprio martelo... a programação do Dr. Koga fala mais alto fazendo Metalder refletir sobre a mensagem de paz que seu criador deixou. Num momento desconcertante, com o vilão em prantos, o Homem-Máquina vai embora dizendo:
"Não jogue em vão a sua única vida. Seja feliz amigo."

No episódio 4, após uma tentativa de banquete bizarra no Colosso do Império, Maya reencontra Hideki e decide ajudá-lo a saber mais sobre o Dr. Koga e seu filho Tatsuo. Talvez por influência da personalidade do filho morto do cientista, Hideki expressa um forte desejo de conhecer o mar e a jornalista o leva até lá. Neroz manda vários homens fazerem uma armadilha para o herói, mas o misterioso Top Gunder da Unidade Cibernética desiste da investida. O Homem-Máquina acaba descobrindo através de Alabama que o mandante que envia seus adversários é o Imperador Neroz, e escapa da cilada matando Torpedo. No clássico episódio 5 Metalder trava um duelo homem a homem contra Top Gunder, um exímio atirador e um combatente honrado, que também venceu uma batalha interna pelo direito de lutar com ele.



Valendo-se da adaga que pertenceu ao falecido Tatsuo Koga e a qual se apega como um objeto pessoal, o herói derrota seu oponente, mas mais uma vez poupa sua vida sabendo que ele tentará uma revanche por ter falhado. Por conta disso Top Gunder é considerado desertor e, julgado por seus pares no episódio 6, é gravamente ferido por eles. Acaba sendo salvo justamente pelo Homem-Máquina. Deixando claro que não é um traidor, ele não conta ao protagonista onde fica o Colosso do Império, embora também diga que não contará aos vilões onde fica sua base secreta. Enquanto Metalder luta contra o pugilista Alfa Cartago, Top Gunder parte sem destino certo prometendo um dia voltar para duelar novamente com o herói, deixando desconsolado o Imperador Neroz, incapaz de compreender a motivação do ambíguo personagem. Já o protagonista, mesmo ferido à beira de um córrego, ergue-se, quanto o narrador decreta:


"Infelizmente não há quem salve Metalder. Ele tem que se levantar sozinho. Esse é o seu destino."

No episódio 7 Hideki revela a Maya a falta que sente falta de um irmão e, após se tornar treinador de um time de beisebol infantil, enfrenta os irmãos Alfa Tacitos e Alfa Tascan que, ao serem vencidos, revelam que na verdade não eram irmãos, embora isso não seja mais explicado no seriado. No clássico episódio 8 o herói conhece Barlock da Unidade Blindada, que venceu numa batalha interna o tolo Hedocross, membro da Tropa Monster, para conquistar o direito de combate contra o protagonista. Barlock era um atleta que serviu voluntariamente de cobaia para que Neroz o transformasse num superhumano e ficou preso ao império, trazendo para sempre uma máscara de ferro ao rosto e usando como armas correntes elétricas (literalmente). Mostrando também ser um guerreiro honrado, Barlock permite que Hideki se encontre com um cientista que pode lhe obter respostas sobre o Dr. Koga desde que o derrote.


Mas um ataque traiçoeiro de Neroz faz com que a dupla fuja junto e o adversário acaba revelando sua trágica vida ao protagonista ao pé de uma fogueira. Apesar disso, ele mantém o desejo de retomar a batalha no dia seguinte sem saber que Neroz já o considera um traidor, mesmo com a discordância do Comandante Arthur. A luta entre Metalder e Barlock é uma das mais animais da série com destaque para o momento em que o herói usa seu próprio corpo como fio condutor para atingir o inimigo com a mesma descarga elétrica que recebera. No fim o Homem-Máquina usa o Punho Titânico para partir a Máscara de Ferro de Barlock. Este último decide se despedir com um ataque suicida contra os homens de Neroz que aguardavam para outra cilada, salvando assim o herói e o cientista e morrendo como um homem livre.


 O episódio 9 é focado em Hedocross, zombado pelos demais (inclusive por aqueles dois japas drags que pareciam covers do Village People e simplesmente desparecem no capítulo anterior pra nunca mais voltarem a dar as caras), que ama secretamente Kellen, uma das servas de Neroz. Recebendo a oportunidade de formar uma família com ela se vencesse Metalder, Hedocross vai bravamente enfrentar o Homem-Máquina, que pela primeira vez aprendendo a lidar com sonhos e pesadelos. Atacando-o com alucinações, o adversário quase consegue, apesar da interferência indesejável da Unidade Mecanol. No confronto derradeiro Hedocross é incentivado pelo pensamento da vida que quer ter com Kellen (que honestamente eu não sei dizer se é profundamente comovente ou totalmente trash), mas não contava que o herói, graças a Maya, fosse estimulado pelas lembranças da vida de Tatsuo Koga e encontrasse forças para vencê-lo.



Após Hedocross dar o último suspiro pelo sonho que não realizou, Kellen jura vingança contra Metalder. No episódio 10, todo ao som de trilha instrumental, Maya mostra a Hideki o que é a música e ele descobre que pode tocar violino usando as memórias de Tatsuo Koga, enquanto Rapsodia, o Robô Filarmônica, ataca o Homem-Máquina. Porém, após o herói arrancar o dispositivo que Neroz usava para controlá-lo, Rapsodia pede para interromper a luta, enquanto toca uma última música no violino - pois era o que realmente queria - e nesse momento é atacado por uma membro da Unidade Mecanol. De volta ao Colosso do Império vira uma espécie de pária cantando melodias tristes pelos cantos.



O episódio 11 é exclusivamente sobre os guerreiros do Império. Conta a história de um jovem soldado da Unidade Cibernética, que descobre que um dos "consertadores", uma posição considerada inferior, é ocupada pelo lendário Alfa Ramon. Como Ramon não aguenta mais a violência das lutas decide desertar do Império e é auxiliado por seu fiel amigo Goldait. Enquanto este é capturado por ser cúmplice, o jovem soldado tenta chantagear Ramon para ajudá-lo a ser mais forte. Diante da recusa eles lutam e o veterano, para sua própria infelicidade, vence facilmente o novato. Antes de morrer este revela que Goldait seria fuzilado por ajudá-lo. Ramon retorna e, para salvar o amigo, faz um acordo com o Comandante Balsac e parte para seu último confronto se lançando num ataque suicida contra Metalder, que o destrói, antes que Goldait conseguisse escapar e avisar Ramon para fugir. Ao longe o Comandante Balsac reconhece a honra e a dignidade do ex-Alfa. Apesar do roteiro diferenciado, esse é um dos capítulos que ressalta os grandes problemas de harmonia entre os diversos elementos da série.


O visual criado por Keita Amemyia para os vilões é ótimo, mas frequentemente cobre-lhes o rosto e o corpo todo, seja com maquiagem, capacete ou máscara. Funciona quando se trata de personagens misteriosos como Top Gunder e o Comandante Arthur, mas quando se trata de mostrar as nuances de personalidade e interações mais complexas como nesse caso o resultado é nulo, pois não se vê expressão facial de ninguém, como nesse capítulo. Outro detalhezinho bizarro é que Goldait já tinha sido destruído no episódio 02! Não custava explicar que o cara havia sido reconstruído, talvez pelo próprio Ramon. Já no episódio 12 Kellen, grávida do falecido Hedocross, recebe a oportunidade de Neroz de vingar a morte do amado, atraindo o Homem-Máquina para uma armadilha, mas os dois são atacados por Delta Garantor.

 
Quando estão a sós num caverna Kellen assume sua forma de monstra e tenta matar o herói, mas seu estado a impede de lutar. Hideki fica intrigado e Springer explica ele que Kellen carregava uma vida em seu ventre. Determinado a protegê-la, Metalder explica a Kellen num momento emocionante que o culpado pela morte de Hedocross foi o próprio Imperador e mais uma vez a ajuda a fugir para ter o seu filho em paz enquanto encara sozinho Garantor e os numerosos soldados de Neroz. O capítulo não se encerra com uma luta conclusiva, termina dessa forma mesmo mostrando que Hideki daria sua vida para proteger o bebê.



No episódio 13 a Unidade Blindada manda operários construírem um túnel para roubar um banco aproveitando a alta do dólar (!), porém um dos funcionários ouve e foge cruzando o caminho de Hideki e Maya. Beta Saxon e seus ninjas pegam a família do operário como refém para atrair o Homem-Máquina, que é salvo da cilada pela reaparição de Ben Kei. Comovido pelas palavras de Metalder o ex-membro da Unidade Blindada está em peregrinação para pagar por seus erros. Enquanto o herói encara um combate com Beta Saxon, Ben Kei enfrenta sozinho todo o exército de soldados para proteger o operário e sua família. Metalder vence usando inclusive a própria espada de Saxon (esse tipo de detalhe era muito legal nas lutas), mas detonando ele mesmo com os punhos. Ao retornar para onde estavam os reféns seguindo o rastro dos soldados mortos, o Homem-Máquina se depara com uma cena chocante: Ben Kei EMPALADO em uma árvore... pois usara seu corpo para proteger até o fim o operário e sua família.


No episódio 14 a Guerreira Madonna é recrutada pela Unidade Blindada para enfrentar o herói sem saber que carregava uma bomba em seu corpo, mas Hideki descobre que se trata da irmã de uma garota que ele conheceu e estava doente no hospital. No fim, com ajuda de Springer, Metalder consegue impedir que ambos sejam mortos em mais uma emboscada e a reúne com sua irmã. No episódio 15 o Homem-Máquina é atacado por Hedocross Jr., o qual teve um crescimento acelerado e que, mesmo contra o desejo de sua mãe, quer matar o herói para vingar a morte do pai. Hideki fica indignado com a crueldade do destino por não conseguir aceitar que tem que lutar contra a vida que ele tanto lutou pra salvar. Esse é sem dúvida um dos melhores conflitos apresentados em um personagem de tokusatsu. Júnior é recrutado pelo Imperador Neroz e, ao derrotar o desastrado Alabama, conquista o direito de tornar realidade o sonho de seu pai caso mate Metalder. No entanto, ao ver que a mãe foi raptada pelos homens do Imperador, Júnior cai em si e decide ajudar o Homem-Máquina partindo depois com sua mãe para longe das batalhas. O protagonista sente, então que o sonho que Hedocross tanto almejou em vida virou realidade.


Infelizmente Metalder não emplacou no Japão. Alguns atribuem isso ao seu teor altamente dramático, outros culpam o ator principal Akira Senoo, que pra muitos tinha uma péssima atuação, que não passava emoção alguma. Acho meio complicado isso, afinal Metalder é um personagem muito complexo, um andróide que vai aos poucos comportando-se como humano. A culpa não é só dele, até porque era sua estréia na época - embora Tetsuo Kurata e Takumi Tsuitsui tenham feito estréias bem melhores como Black Kamen Rider e Jiraya respectivamente - mas também da direção que não soube como conduzi-lo para aquilo que queriam no papel. Verdade que o próprio Akira Senoo parecia pouco à vontade na produção, tanto que alegava falta de tempo para não dublar as sequências do herói transformado, algo que foi imperceptível no Brasil, pois o dublador Tatá Guarnieri garantiu a unidade na voz do personagem. No Japão, porém, os produtores trataram de arrumar outro personagem fixo interpretado por Kasuoki Takahashi, uma das figuras mais conhecidas dos fãs brasileiros de tokusatsu. Ele foi o herói Hayate/Change Griphon em Changeman e o atormentado Miram em Flashman e, após Metalder, voltaria a aparecer como o inescrupuloso vilão Aman Negro em Jiraya e o assassino profisional arrependido Toba em Solbrain. Isso só pra dar uma idéia de que Kasuoki Takahashi era mesmo um ator versátil. Curiosamente nessa época ele usava o pseudônimo de Hiroshi Kawai.


Assim no episódio 16 surge Satoru Kita (Satoshi Kita no original), um piloto de motocross e ex-membro de uma quadrilha de motoqueiros que de cara dá em cima da Maya e considera Hideki como um rival. Ele acaba de uma forma um tanto forçada caindo nas mãos do atirador Beta Cornelius e de seus capangas Robery e Noan. Para forçá-lo a atrair o herói, Cornelius faz ROLETA-RUSSA com Satoshi! Nunca na minha vida eu pensei que veria uma cena assim num tokusatsu.


O aparecimento providencial de Top Gunder acaba ajudando Metalder a escapar da cilada, assim como a ajuda impetuosa do próprio Satoru. Mais uma vez utilizando a própria pistola do inimigo contra ele, o Homem-Máquina se safa e dá uma surra em Cornelius, enquanto ganha mais um aliado. No episódio 17 fica claro que Satoru é um alívio cômico, ao tentar desastradamente impedir que Alabama sequestre Maya. Enquanto isso Cornelius quer vingança contra o herói, que mostra sua nova base secreta, Silver Caps, a Top Gunder (pelo visto ele achou que a antiga estava muito manjada). Enquanto Top Gunder enfrenta Cornelius pra ajudar o amigo, ratificando sua condição de traidor do Império, Metalder mata (finalmente) Alabama, furioso por este ter ferido um coelho indefeso (Metalder é o herói dos animais), e resgata Maya. O momento vergonha alheia fica pra cena do Satoru tentando se transformar!?


 No episódio 18, Leviatan tem um pesadelo com Metalder invadindo o Colosso do Imério e, aliando-se a todos os inimigos, matando o Imperador Neroz. Disposto a impedir que isso ocorra ele se oferece para sequestrar o portador de informações confidenciais do governo que revelam a identidade verdadeira de Neroz, preocupando Makoto Dolbara, enquanto ele curtia uma piscina com suas duas piranhas, digo, assistentes. A verdade é que durante a Segunda Guerra, Makoto Dolbara tinha outra identidade e estava quase irreconhecível após inúmeras cirurgias plásticas. Após mais um fracasso com outra bomba numa maleta no lugar das informações secretas - a gente tem que admitir que embora seja um plano mega repetitivo, os caras faziam o simples e não perdiam oportunidade quando se tratava de tentar matar o protagonista - Leviatan demonstra ser um soldado à toda prova, plantando uma bomba ao próprio corpo que explodiria com o golpe Punho Titânico. Preso numa grande enrascada, o Homem-Máquina faz o impensável. ARRANCA O PRÓPRIO BRAÇO (!!!) com a arma de Leviatan e de longe o atira como uma lança, destruindo o inimigo. E você que achou que o Jiban era foda por ter perdido o braço contra a vontade num combate. Claro que depois Hideki é operado e tranquilamente toca um sax pros amigos com o braço novo em folha.



No episódio 19, Hideki, Satoru e Maya estão curtindo uma praia quando ajudam a procurar a garotinha Mariko que se perdeu dos pais. Na verdade, devido a um descuido de Beta Douglas, Mariko foi párar numa das passagens subterrâneas que davam para o Colosso do Império. Felizmente ela encontrou Rapsódia, que tentou tirar a menina apavorada de lá quando foram descobertos. Neste instante o herói que estava na pista da garota aparece por lá também (e dessa vez não é sonho!) causando a maior confusão. Pra completar o rolo Top Gunder também vai ajudar os dois. Metalder tenta alcançar o trono de Neroz para acertá-lo, mas é impedido por quase todo mundo ao mesmo tempo. Após o combate lá dentro, com direito a um rápido duelo de espadas com Arthur, o Homem-Máquina e seus amigos Rapsodia e Top Gunder conseguem fugir com Mariko, mas Beta Douglas encara o herói na tentativa de limpar sua honra, sendo destruído por Metalder, enquanto Rapsodia decide dedicar sua vida a tocar música em parques para alegrar a vida das pessoas.


No episódio 20 Maya leva Satoru pra visitar a base secreta do herói e Hideki revela sua identidade secreta a ele (Claro! A coisa mais natural do mundo!). Os três tentam resgatar um grupo de filhotes de cachorro que ficou perdido bem no meio do lugar onde a Unidade Mecanol estava testanto armas traficadas pelo Império Neroz e o Homem-Máquina fica tocado ao perceber que um dos membros da Unidade protegeu com seu corpo um dos filhotes por ser incapaz de tirar a vida de um animal. No episódio 21 Hideki e Satoru investigam estranhos desaparecimentos ligados a jovem Hotaruko e a misteriosos vaga-lumes. Ela na realidade era filha de um cientista mantido refém por Neroz. Satoru outra vez faz a palhaçada de tentar se "transformar" posicionando-se na frente do Hideki quando o herói se transforma. Pelo menos ele também o auxilia salvando a garota de cair de um prédio enquanto o protagonista estava ocupado encarando o pugilista Omega Jangal. Definitivamente os produtores estavam mesmo querendo modificar a imagem da série, afastando-se um pouco do estigma de drama e seriedade para torná-la algo mais leve e atrativo ao público, sem um herói tão solitário como no começo. Isso fica mais claro nos capítulos seguintes.


Em compensação, as coereografias de luta do Metalder são um trunfo do seriado - como visto na luta contra Jangal - e superiores as de Black Kamen Rider, por exemplo, pra citar outro personagem que se valia do confronto corpo-a-corpo e lutava desarmado a maior parte do tempo. No episódio 22 as duas piranhas servas de Neroz contratam uma gangue de patinadores, os Red Dolphin, para atacar Hideki que se recusa a machucar humanos. No episódio 23, para comemorar seu sucesso no mercado de ações (tá, eu sei que isso é muito esquisito), Neroz decide criar uma OLÍMPIADA entre as suas quatro unidades (sim, isso é mais esquisito ainda, mas quando criança eu adorava esse capítulo!). O roteiro inteligentemente mostra um dos soldados de Neroz, Delta Róbi, rejeitando a idéia por achar aquilo tudo uma grande palhaçada e então Neroz o utiliza para raptar um garoto conhecido de Maya e atrair o herói para o local da disputa. Quando a Tropa Monster ganha trapaceando, o Comandante Darvius descobre que o "prêmio" para o vencedor era enfrentar Metalder. Daí então é hilário ele tirando o garoto do braço do Delta Róbi e falando:
"Ah, meu Deus! Seja o que Deus quiser! Me dê essa coisa!"

Toma uma sova do Homem-Máquina, mas acaba se salvando graças a interferência de Róbi que queria ter uma luta honrada com o herói, mas tudo que consegue é ter uma morte honrada. Já o episódio 24 se passa grande parte dentro dum show de mágica da Princesa Tenko - uma ilusionista japonesa de verdade - que Hideki, Maya e Satoru estão assitindo quando Delta Garantor aparece tomando o lugar de outro mágico. A luta que se segue é cheia de momentos de fuga de Hideki numa homenagem aos números de ilusionismo. Já o episódio 25 e o episódio 26 são uma homenagem ao pessoal do JAC, os dublês das séries japonesas que também aparecem muitas vezes como atores nas mesmas.


Na história eles são amigos de Satoru, aparentemente faziam parte da sua gangue, e ajudam ele e Hideki com mais um fugitivo do Império Neroz que ia ser executado por Arthur, Tokio, a chegar até sua casa em segurança. Só que isto se revela outra armadilha e Satoru é ferido e quase morto, fazendo com que Tokio se arrependa e doe sangue pra salvá-lo. Aparecem nesses capítulos, entre outros, algumas caras conhecidas do público no Brasil, como Junichi Haruta (o Macgaren e o Google Black), Kenji Oba (o Gyaban), Hiroshi Watari (o Sharivan, o Bommerman e o Spielvan) e Makoto Sumiwaka, também conhecida como Jun Takanomaki, (a Lady Diana). E pode ser impressão, mas nota-se o grande respeito que todos eles tem pelo Junichi Haruta. Pra fechar com chave de ouro o herói trava um grande batalha num córrego contra o Comandante Arthur, a qual termina empatada, com o vilão se retirando e jurando vingança contra seu eterno inimigo.



No episódio 27 Hideki, Satoru e Maya conhecem a menina Ayumi, que ficou amiga de Kongo, membro da Tropa Monster que sofreu mutação genética para se tornar mais violento. No episódio 28 Hideki investiga o mistério que envolve a ladra de jóias Red Panther. Rola até um clima entre eles, despertando os ciúmes da Maya... que por sinal também estava na maior intimidade com Satoru, que viu uma chance de se dar bem ali. O que importa é que é revelado que o financiamento de todo o exército do Império Neroz veio do roubo das jóias de um ex-aliado de Makoto Dolbara, que foi eliminado junto com toda sua família por Alfa Brandei. Acontece que a filha desse homem era uma querida amiga de infância da Red Panther e ela queria pegar de volta todas as jóias pra cumprir uma promessa sem saber da queima de arquivo promovida pela organização criminosa de Neroz. Após tudo resolvido, a ladra promete se aposentar e se despede de Hideki numa sequência impagável, desaparecendo a seguir.



 No episódio 29 os três amigos se deparam com a trágica história do cachorro vira-lata Georges, transformado por Darvius no monstro Dog Garyan. Mesmo se recusando a usar seu poder destrutivo, desta vez Metalder não consegue impedir a morte de um animal inocente e Georges acaba morto pelo Comandante da Tropa Monster. Pena que o clima de alegria totalmente inconveniente e até insensível entre os personagens no fim do capítulo - provavelmente seguindo essa linha de tornar o seriado mais leve - quebre a dramaticidade da situação. No episódio 30 Hideki acolhe em sua Base Silver Caps o menino Kazur, que tinha ficado perdido no meio da montanha após ir buscar ajuda para seu pai acidentado. Hideki o faz prometer guardar segredo sobre o local. Acontece que ninguem entende como o garoto passou tão bem a noite mesmo estando perdido no mato. As piranhas, digo, servas de Neroz desconfiam e mandam sequestrar Kazur, mas o Homem-Máquina está atento e destrói após um duro combate com Alfa Cartago, outro pugilista, para salvar o menino com a ajuda providencial de Top Gunder. Aliás, toda vez que ele aparecia pra interferir os homens de Neroz demonstravam mais raiva do seu antigo aliado que do herói.


No comovente episódio 31 Hideki começa a ser seguido na rua pela doce garotinha Lume (ou Yume na dublagem), que aparentemente sofre de amnésia. Maya e Satoru tentam ajudá-lo a descobrir quem é a estranha garotinha, sem sucesso. Hideki acaba enfim desfrutando pela primeira vez de uma família levando ao menina ao parque e se apegando a ela. É quando vem a tona a verdade. Lume é mais uma arma de Neroz contra Metalder - a pior de todas - um robô com uma bomba no coração programada para explodir quando entrasse em contato com a energia gravitacional emitida por Metalder ao se transformar, e assim destruir o Homem-Máquina. (Nota-se que essa mesma trama foi reutilizada no ano seguinte com Jiban e Ayumi, só que estendida por vários capítulos.) Lume mesma não sabe de nada disso e acha que é uma garotinha real. Dá um nó na garganta vê-la apertar seu peito com aflição toda vez que a bomba está prestes a explodir dizendo "Ai, meu coração." Quando descobre a verdade, a garotinha-robô foge para poupar a vida do herói. Lume só não é melhor criança que já apareceu numa série porque, bem, ela não é uma criança. Ao ficar sabendo da fatalidade de seu destino, Hideki diz a Satoru que vai fazê-la aproveitar ao máximo a curta vida que ainda tem. A cena de Hideki mostrando o mar para Lume, diante do olhar consternado do amigo, é uma das mais bonitas do seriado.
 


"Não posso tirar essa bomba de você. A única coisa que posso fazer agora é preenchê-la de lembranças alegres e maravilhosas. Vamos brincar Lume."
Mas a chegada do Comandante Balsac e seus homens apressa os acontecimentos. Lume decide explodir a si própria para não matar Hideki. O herói cobra de Balsac por ele também ser um robô, mas diante da frieza do Comandante, Metalder irado arranca sua mão, colocando-o pra correr. Depois, o Homem-Máquina descobre que o circuito de sentimento de Lume ainda estava funcionando e explica a Satoru que ela voltaria a viver. O Herói então a reconstrói como antes e leva para viver junto de Rapsodia no parque de diversões, alegrando a vida das pessoas. Observando-a feliz, Hideki promete a si mesmo que quando acabar com Neroz e seu império voltaria para buscá-la... Infelizmente, ele jamais poderia cumprir essa promessa...




SEMANA QUE VEM:

O Adeus a Top Gunder
A Estranha Relação entre Neroz, Arthur e Makoto Dolbara
Até Onde Vai uma Amizade?
O fim de Metalder...



Um comentário:

Alvaro Trigo Fernandes disse...

Corto, seu maldito, me deixou com vontade de re-assistir a série :P

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.