terça-feira, 13 de agosto de 2013

Climatinê: Sharknado por Macgaren


 Há algumas semanas o Twitter foi agitado pelo trailer de um filme que mostrava Tubarões literalmente caindo do céu através de um tornado. Como um fã de filmes toscos, eu precisava assistir à esse filme surreal e eis que ontem finalmente o fiz:  Sharknado é ruim,  muito ruim e, por isso mesmo eu adorei!!

 Não há muito o que dizer sobre a sinopse de Sharknado:  Depois de uma tempestade que causa alagamento na cidade (e enche as ruas de tubarões) três tornados vindo do mar trazem com eles centenas de passageiros indesejáveis: Tubarões de todas as espécies loucos pra devorar a galera.

O filme é produzido pela Asylum, velha conhecida dos amantes de filmes trash. A produtora é responsável por diversas “obras primas” como por exemplo: Mega Shark Vs Giant Octopus. Ela também é perita nos chamados “Mockbusters”  que são filmes  plagiados inspirados nos Blockbusters. Alguns exemplos clássicos são “Os Transmorphers”,” Snakes on a Train”, “Carnossauro (adoro esse) ou, o que vem por aí, “Atlantic Rim”. Cara de pau não falta pro pessoal.


Como é de praxe nos filmes da Asylum, podem esperar um festival de interpretações picaretas. Sério. Na maioria das cenas os “atores” estão risíveis. Em especial o tal do Ian Ziering que arrisco dizer é a pior interpretação de um protagonista que eu já vi (Talvez chegue perto do Adam Sandler).

O pessoal que cuida da continuidade desse filme deve ter feito os trabalhos enchendo a cara. Por todo filme temos cenas que não batem umas com as outras:  Os personagens estão no carro e está caindo uma chuva torrencial, quando a câmera mostra o carro por fora, até Sol está fazendo. Há uma cena em específico, quando há um resgate de um ônibus escolar onde nosso intrépido grupo de personagens principais está em cima de uma ponte, notem que os carros passam por ela com a maior naturalidade. Nem parece que a cidade está se desfazendo em água (aliás nem o chão está molhado).



Acho que se alguém me pedisse pra destacar uma coisa que, ao olhar, eu saberia que é da Asylum, seriam os efeitos especiais. Ou melhor:  Os defeitos especiais. Sério! Não dá pra expressar em palavras. Parecem uma versão piorada do jogo do Tubarão. As poucas cenas em que filmaram tubarões de verdade, são repetidas à exaustão.

E por falar no clássico do Spielberg, há várias piadas referências espalhadas pelo filme todo.


Mas agora vocês podem estar pensando: “Mas você só falou mal do filme. Vale a pena assistir??” Olha, se você gosta de filmes toscos, com situações exdrúxulas, e coisas o tipo: COM CERTEZA!! Sharknado é uma obra-prima do cinema mundial. Como ninguém havia pensado em unir tornados com tubarões?? Não poderia ser um filme ruim. (ok… é ruim sim. Mas quem se importa?) Agora, se você leva cinema a sério e gosta de filmes iranianos de raiz… fique longe. Sharknado é só pra divertir, dar boas risadas e nada mais que isso.

Originalmente o filme seria exibido apenas no canal Sci-Fi gringo (A filial brasileira do canal já garantiu a exibição, também) , o “sucesso” que o filme fez na internet foi tão grande que, além de conseguir ser exibido nos cinemas lá dos EUA, ainda teve garantida uma sequência. Não irei aceitar nada menos que isso. E pra terminar, deixo minha ideia para uma versão nacional do filme (Em uma montagem tão tosca que deixaria a Asylum orgulhosa).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.