segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Polêmica! Batman Matou o Coringa!?

por
Corto de Malta

Pelo menos de acordo com o escritor Grant Morrison.


Acho que todo mundo conhece ou ao menos já ouviu falar da clássica graphic novel A Piada Mortal, onde o Coringa (Joker) deixa Barbara Gordon aleijada e tortura o Comissário Gordon para levá-lo a loucura. Após o Batman confrontá-lo e derrotá-lo, o Palhaço do Crime conta uma piada e os dois terminam rindo na chuva.


Os últimos quadros da história roteirizada por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland se distanciam da dupla no meio da chuva e se convencionou pensar que mais uma vez o Batman levou o Coringa de volta ao Asilo Arkham. Afinal, após aquela história Barbara continuou numa cadeira de rodas, adotou o nome de Oráculo e o Coringa reapareceu diversas vezes.

Só que originalmente a trama não fazia parte da cronologia. Pois bem, o burburinho todo começou quando os também roteiristas Grant Morrison e Kevin Smith estavam gravando um podcast e Morrison deixou Smith boquiaberto ao falar:

"O que eu amo na HQ é que ninguém percebe, 20 anos depois, que Batman matou o Coringa. É por isso que se chama The Killing Joke! Quando o Batman chega no pescoço do Coringa e o quebra, a risada para, simplesmente para. É realmente óbvio, se você prestar atenção. Esta é a última piada, este é o fim inevitável, esta é a piada mortal - está no título! É a história definitiva, qualquer coisa que veio depois é um eco dessa HQ. Brian Bolland mesmo diz: 'Ele vai direto no pescoço e quebra!'"
Ouça a gravação da afirmação de Morrison e veja a disposição dos quadros:



Pra fortalecer essa teoria teríamos também a citada declaração de Brian Bolland sobre o final, onde ele afirma:
"Já é hora de revelar o que acontece ao final de A Piada Mortal: nosso protagonista de pé, ali, na chuva, rindo da piada definitiva, as luzes do carro da polícia refletindo nas poças de água suja, e a mão de Batman se estende e..."

Mas a polêmica continua... porque o roteiro de A Piada Mortal está disponível na internet:



Em em nenhum momento no texto que Alan Moore escreveu nota-se qualquer menção ao Batman matar o Coringa e ele é conhecido por ser extremamente detalhista e não costuma sobrar muito espaço para os desenhistas criarem algo que não esteja ali.

Mas isso iria não só contra a teoria do Morrison, como também contra a declaração de Bolland. Lembrando ainda que Moore ama histórias ambíguas e já criticou Hollywood por não consiguir mais fazer isso em seus filmes. No fundo, acredito que tanto ele quanto Bolland quiseram mesmo deixar o final de A Piada Mortal em aberto pra qualquer um de nós interpretar, inclusive o Morrison.

Vejamos se o autor vai se pronunciar sobre o caso. Agora, o mais interessante é imaginar se o Superman quebrando o pescoço do General Zod no cinema teria causado tanto alvoroço se o público soubesse que o Batman já tinha feito isso com o Coringa 25 anos antes.


FONTES: Bleeding Cool, Terra Zero e Omelete.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei pq tanto bla,bla,bla sobre isso. Não é como
Dom casmurro, em que ficou em aberto se ele era corno ou não. O coringa continua aí e isso que vale. O resto é masturbação mental.

Corto de Malta disse...

Mas quando Dom Casmurro foi publicado ninguém via mistério nenhum nele. O Bentinho era corno e ponto.

Só anos depois - quando Machado de Assis já tinha morrido - é que as pessoas começaram a discutir o livro e prestaram mais atenção em detalhes como o aparente machismo do protagonista (e da própria época) ou o fato da narrativa em primeira pessoa não ser uma fonte confiável.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.