sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Top Max: 14,5 Melhores Tokusatsus Exibidos no Brasil - Jiraiya - O Incrível Ninja - Volume 1

por
Corto de Malta


E o melhor tokusatsu exibido no Brasil (fora da Família Ultra) é...

1 - Jiraiya - O Incrível Ninja


Gênero: Metal Hero.
Ano de Produção: 1988 e 1989.

Como Jiraiya é um seriado muito especial e conta com uma grande riqueza de detalhes, vamos dividi-lo em CINCO PARTES em vez de duas, abordando em cada uma uma fase da série.

Séculos atrás uma nave espacial chegou na Terra e pousou no então Japão Feudal. Dentro dela haviam dois viajantes estelares e uma cápsula especial, conhecida como Pako. Um dos astronautas se encantou com nosso planeta e decidiu viver como um nós, enquanto Pako era guardada num local secreto a mando do Imperador do Japão e guardada pelo Clã de Ninjas Togakure, que também ficaram com um antigo Pote cujo brilho misterioso permanece ligado a Pako. Quanto ao segundo astronauta... todos fizeram o possível para se esquecer dele. O tempo passou e Pako se tornou uma lenda entre os ninjas, com pessoas do mundo todo almejando encontrar o que ficou conhecido como O Tesouro do Século.


O Pote e a inscrição que revelava o paradeiro de Pako estavam nas mãos da Família Yamaji, descendente direta do Clã dos Togakure. Um dia, o patriarca Tetsuzan Yamaji foi traído por seu então amigo Oninin Dokusai que quis roubar o mapa gravado na pedra. Como resultado a inscrição se partiu ao meio, ficando cada um com uma metade. Dokusai foi embora e fundou a Família dos Feiticeiros, formada basicamente por ele, sua filha Benikiba, seu braço direito Retsuga e os Karasutengu, soldados rasos vestidos de Corvos.


Os únicos descendentes de Tetsuzan são seu filho mais novo Manabu, sua filha do meio Kei e o mais velho, Toha, que sente-se rejeitado por ser adotado e também por ser sempre obrigado a realizar as tarefas domésticas para os irmãos mais novos. Uma curiosidade é que o ator que interpreta Tetsuzan é o Dr. Masaaki Hatsume, o discípulo de Toshitsugu Takamatsu, o último ninja profissional. Até hoje Hatsume mantém vivas as tradições de seu mestre.


A história começa no capítulo 1 quando o Pote emana um estranho brilho verde, trazendo a Toha quando o observa uma estranha sensação de Saudade... enquanto isso, Dokusai retorna e comanda uma invasão ao Dojo dos Yamaji para pegar a outra metade da inscrição, enquanto avisa aos ninjas do mundo todo que ambicionam encontrar Pako o lugar onde metade do mapa do tesouro se encontra.


Com ajuda de seus filhos, o "velho", como Toha carinhosamente o chama, consegue rechaçar o ataque, mas durante a luta ele fica com o pé ferido e Dokusai sai com o braço machucado. Mas os Feiticeiros raptam Kei para forçar os Yamaji a entregarem sua metade da inscrição. Tetsuzan então mostra a Toha a Armardura Olímpica e a Espada Olímpica e ordena a ele que vá enfrentá-los e que se apresente como Jiraiya. 


Mesmo sem entender bem, ele consegue tapear Retsuga, salvando Kei do alto de um bondinho, quando surgem dois personagens: o Barão Owl (chamado erradamente pela dublagem de O Imperador Ninja) e Hakushin, um vidente picareta (e apelo cômico do programa) que estava de passagem por ali quando a inscrição literalmente caiu na sua cabeça.


Após alguma confusão, o Barão Owl montado à cavalo rouba inscrição de Retsuga - o primeiro gesto de patetice de Retsuga na série é correr atrás do Barão, pois não esperava ser roubado por ele - só para descobrir que ela era falsa. Toha então ataca como Jiraiya, derrota os Corvos e, com ajuda de Kei, livra-se da ilusão de Retsuga para a seguir transformar a Espada Olímpica numa Espada Laser e atingi- lo com um golpe especial:



"Não o perdôo... Espada Olímpica! Golpe Lateral/Golpe Frontal!"


Após a fuga de Retsuga, o Barão Owl troca uns golpes com o Incrível Ninja e, ao descobrir que ele é o filho Tetsuzan decide partir para voltar outro dia. Nesse primeiro episódio saltam à vista três visuais marcantes: o do próprio Jiraiya, com sua armadura em tons de vermelho dourado e branco e que eu considero ao lado de Metalder o mais bonito dos visuais de heróis tokusatsu; Dokusai com sua máscara e chifres que lembram um demônio; e Barão Owl vestido como um cavaleiro templário e com um elmo dourado cobrindo-lhe a cabeça. Também é de se ressaltar o estranho visual de Retsuga, cuja roupa parece com um pijama roxo com uma estrela na testa.



 
Mas o mais fantástico desse início é a identificação entre o público e o personagem principal. Toha é apresentado no início como um jovem aparentemente comum, então é transmitida a sensação que qualquer um poderia vestir a Armadura Olímpica, empunhar a Espada Olímpica e se envolver em toda aquela aventura.

No episódio 2 Barão Owl retorna quando  Toha está treinando com Kei e Manabu, laça o herói e o arrasta enquanto cavalga, deixando um recado para Tetsuzan de que quer Paco pra ele. Ao longe os Corvos e uma ninja misteriosa observam. O velho conta aos filhos que vários ninjas ao redor do mundo virão atrás do Tesouro e explica sobre a traição de seu ex-colega Dokusai. Tetsuzan entrega a Toha a sua metade da inscrição e lhe diz que ele é o Sucessor do Clã Togakure, o que o deixa desconfiado por ser adotivo.



Em seguida a filha única de Dokusai, Benikiba, utiliza um macaquinho ladrão e já rouba o mapa do herói, que a segue até um galpão, onde ela é surpreendida pela mulher misteriosa, que se apresenta como Rei da Família Yagyu, que se transforma na Ninja Kinin Heiha e a enfrenta. Enquanto observa o combate Toha recupera a inscrição e em seguida as duas desaparecem. O melhor é o comentário dele ao chegar em casa:


"Puxa vida! Há mulheres mais terríveis que minha irmã. Como conseguem?Mas as duas até que eram gatinhas."


Enquanto isso, Dokusai oferece parceria ao Barão Owl, mas o cavaleiro recusa, pois já havia percebido o quanto ele é traiçoeiro e alega não querer Pako para ganhos pessoais. Reiha vai ao Dojo e avisa da ameaça do Barão. Tetsuzan vai enfrentá-la mesmo ainda ferido, mas Toha o nocauteia e vai sozinho encontrar seu adversário no hipódromo - um detalhe legal no seriado é o quanto os cenários eram diversificados.




Nesse momento o Barão ainda está num nível muito acima do de Jiraiya e mesmo com a intervenção de Reiha ele é atirado longe no alto do hipódromo. Quando está fazendo um rapel pra descer - ele faz rapel durante o seriado todo - é surpreendido por três Corvos de Dokusai e começa uma nova luta, desta vez contra eles. 



Pela primeira vez ao usar a Espada Olímpica como uma espada laser o herói consegue matar um dos inimigos, enquanto os outros dois são facilmente espantados pelo Barão, que reconhece o seu valor e lhe diz, enquanto vai embora:


"Você é um bom garoto, mas ainda falta muito pra me desafiar, entendeu? Por hora deixarei a inscrição com você. Logo virei buscá-la. Até lá não a entregue a ninguém!"

No capítulo 3, Jiraiya e seus irmãos salvam um empresário que está sendo perseguido por Haburamu, um ninja turco. Ao investigar o executivo trabalhando como limpador de janelas - o primeiro de inúmeros bicos que ele arruma - Toha descobre que Benekiba está disfarçada como secretária dele. É aí que é surpreendido por Reiha num telhado, e a enigmática ninja lhe explica que Haburamu é um ninja muçulmano, guardião do Tesouro do Palácio Topkapi na Turquia e estava atrás da Esmeralda Chama Verde, roubada do palácio. Antes que o herói tente saber mais, Rei consegue iludi-lo e escapar.



O empresário, então, retira a Esmeralda que escondera num aquário do escritório e é morto pelos Feiticeiros. Jiraiya os surpreende e pega a Esmeralda das mãos de Benikiba, mas comete dois erros: se deixa fotografar segurando a pedra preciosa e a perde para um dos Corvos a seguir. É o suficiente para os Feiticeiros jogarem Haburamu contra o Incrível Ninja. Toha logo percebe que era uma armadilha, mas não consegue convencer o enorme adversário e eles acabam lutando na floresta.

 
Porém, Haburamu quase morre vítima de explosivos plantados pelos Feiticeiros e os dois se unem contra Dokusai e seus asseclas. Jiraiya recupera a Chama Verde de Dokusai e Haburamu o salva de um ataque traiçoeiro de Retsuga, mas é ferido por esse. Toha, então, espanta a todos com a Espada Olímpica - dá pra notar que eles tinham bem mais medo da espada do que dele - mandando outro dos Corvos pro inferno. Por fim, o herói devolve a Esmeralda a seu emocionado e agradecido amigo turco, reconhecendo sua honra.




O episódio 4 é o primeiro grande momento da série. Ao trabalhar como faxineiro numa joalheria - e ganhando mal - Toha flagra os Corvos roubando jóias para Benekiba e quando os segue é surpreendido por Kanin Chang Fu, um velho ninja de Hong Kong que tem um ataque de tosse a cada dez palavras que diz. Jiraiya o subestima e cai vítima das chamas de sua magia.


Kanin Chang Fu e os Feiticeiros então roubam a placa do Dojo dos Yamaji e ordenam que a troquem pela inscrição que revela o paradeiro de Pako, pois o velho ninja chinês queria o  Tesouro do Século para obter a vida eterna. Quando Toha desperta, Tetsuzan descobre que a magia o deixou com fobia de lutar. Kei decide adotar uma identidade ninja, Eminem Emiha, e vai junto com Manabu enfrentar os inimigos, após ambos desprezarem o irmão covarde. 



A cena do herói com medo da própria espada é antológica. Takumi Tsutsui,  intérprete do protagonista, realmente teve uma ótima atuação, tanto nesse quanto em outros momentos. A versão brasileira do dublador Mauro Eduardo ajudou muito nisso também. Tetsuzan, então, dá uma grande lição ao filho:


"A Espada inspira as pessoas o Medo e também a Coragem. O Medo e a Coragem são verso e reverso. Atrás do seu sentimento de Medo está a chama da Coragem."
  
Neste instante chega uma mensagem de Giro, o pombo-correio dos Yamaji. Como Kei previa, mesmo com uma ajudinha de Hakushin (que é tarado pela irmã do protagonista), ela e Manabu foram capturados pelos inimigos e contavam que isso fizesse seu irmão se recuperar para salvá-los. Profundamente afetado por sua família, Jiraiya veste a Armadura e empunha a Espada Olímpica. Um ponto de destaque durante toda a trama é essa relação familiar, mesmo aquela família que não é de sangue.


O herói vai à forra com Kanin Chang Fu e desta vez consegue reverter a magia de suas chamas pra ele mesmo. Depois Manabu pega a placa do Dojo e Jiraiya e Emiha obrigam Benikiba a devolver as jóias. A parte engraça fica por conta do protagonista acionando o alarme da joalheria quando vai deixá-las no lugar. Acredito que é neste ponto que Toha realmente se transforma em Jiraiya de corpo e alma.


Por isso, no episódio 5 ele já demonstra um maior comprometimento saindo pra treinar num píer ao amanhecer, sem saber que está sendo vigiado por outros dois ninjas misteriosos: Beni Lagarto e Yanin Spiker, sendo este último interpretado por Issei Hirota, que tinha sido o Akira/Blue Mask em Maskman. Entretido, Toha revela ao pai que sonhou com a Espada Olímpica e os dois quase são vítimas de um explosivo plantado por Benin Lagarto.



Por causa disso, o herói acaba atrasando o almoço de Manabu, que perde a hora da aula e fica de castigo. Pra se vingar ele decide sair pra brincar com a Espada Olímpica (!), mas os Corvos a tiram dele. Spiker aparece então para enfrentá-los, só que Retsuga também entra na luta e eles conseguem escapar. Mas eles não ficam muito tempo de posse dela, já que Beni Lagarto surge no navio onde os Feiticeiros se escondiam e os ataca - ele chega a usar uma técnica em que ataca como um Lagarto Gigante (!) durante o combate.


Provando que ainda tem um pouco de humanidade, Dokusai cede a Espada Olímpica ao adversário quando ele faz sua filha de refém. Enquanto isso, sentindo-se culpado por sua molecagem, Manabu ameaça cometer harakiri, mas desiste quando seu irmão o alerta que a faca estava enferrujada (como não rir dessa cena?). Numa ferrovia que serve de esconderijo para Beni Lagarto, que é um ladrão internacional e Colecionador de Espadas raras, Reiha tenta pegar a espada de Jiraiya de volta, mas não consegue surpreendê-lo e acaba tendo que ser salva por Spiker - revelando assim que os dois são parceiros - e a dupla foge de lá.


Ela então se dirige ao Dojo informando a localização do Colecionador de Espadas e ao chegarem lá o próprio Tetsuzan se apresenta para enfrentá-lo. Beni Lagarto consegue inutilizar a espada que o Velho carrega e mostra ser muito forte, pois luta de igual pra igual com ele. Porém, se decepciona ao não conseguir transformar a Espada Olímpica numa Espada Laser. Até que Manabu se redime cegando o inimigo, Toha retoma a espada e mostra a um Beni Lagarto fascinado todo seu poder, mas opta por poupar sua vida. No entanto, não consegue explicar ao oponente porque só ele tem o dom de emanar o poder da Espada.


Em dois pontos o capítulo mostra o quanto o roteiro do seriado é diferenciado. Por um lado por dar um tratamento mais elaborado a Manabu, em vez dele ser somente uma criancinha chata. Por outro, explora uma dúvida nunca antes levantada em nenhuma série citada aqui - o poder do herói sobre sua espada laser - e transforma essa interrogação em parte integrante da trama. Enquanto o Colecionador vai embora satisfeito, o herói questiona seu pai sobre o fato, mas este apenas diz que um dia ele saberá de tudo. O protagonista fita sua Espada intrigado e o narrador conclui o episódio dizendo:


"Jiraya tem a intuição de que existe um segredo entre ele e a Espada Olímpica. Afinal, qual é o segredo? ...pergunta a si mesmo ...porém não obtém nenhuma resposta."

No episódio 6 (o primeiro que eu assisti nos tempos da Manchete) Toha e seus irmãos estão tentando desvendar os mistérios que envolvem Pako, a Inscrição, o Pote e também a identidade de Reiha. É quando aparece Otonin Uhaya, o último sobrevivente de uma família de assassinos que foi destruída pelos Yamaji e deseja vingança. Com sua flauta sinistra ele é capaz de criar ilusões fantasmagóricas e se une aos Feiticeiros para alcançar seu objetivo.


Mesmo com essa ameaça o herói e Manabu decidem sair pela cidade à procura de Rei, mas Jiraiya logo percebe que é uma busca bem mais difícil do que imaginava e simplesmente deita num banco e relaxa. Essa personalidade despojada era um dos grandes atrativos da série. É quando Hakushin cruza novamente o seu caminho e Otonin Uhaya o hipnotiza para fingir que sabe o paradeiro de Reiha, o que rende o diálogo mais surreal do seriado:



"- A minha bola de cristal é ótima, não falha. Principalmente quando se trata dela. Porque eu a conheço desde bebê.
- Como assim?
- Eu vou lhe contar... Essa jovem é minha irmã.

- Não acredito!
- Por que duvida? Se você tem uma irmã bonita por que é que eu não posso ter também?
- Bom, isso é, mas..."


O herói acaba atraído para um farol na praia e quase passa a inscrição para uma falsa Rei, mas a verdadeira aparece e prova que a impostora era Benikiba disfarçada. Após vestirem seus trajes de luta numa fração de segundos - afinal, eles são ninjas né? - Jiraya e Reiha são cercados por um estranho nevoeiro causado pela flauta de Otonin Uhaya, criando o que ele chama de Mundo Demoníaco. Cercados por dezenas de ninjas fantasmas a dupla faz o que pode pra escapar.


Enquanto se refugiam numa caverna, Toha percebe que os olhos de Rei emanam um brilho verde exatamente igual ao do Pote. No entanto, não há tempo para discussões e eles novamente se veêm acuados por Otonin Uhaya e suas ilusões.


Quando parece que não há como fugir, Spiker aparece e rouba a Flauta do inimigo, destruindo-a. O instrumento na verdade não era mágico e sim tecnológico, tanto que explode e atira Spiker longe, mas ao mesmo tempo desfaz o Nevoeiro.


Jiraiya então protege Spiker e Otonin Uhaya tenta explodir o Incrível Ninja, mas ele apenas se oculta atrás de um rochedo na praia para pegar o inimigo de surpresa e liquidá-lo com um ataque certeiro da Espada Olímpica. Mais tarde Spiker comenta com Reiha que o herói não descobriu que ela era uma agente secreta. Sem que ele saiba, porém, na verdade o que mais intriga o protagonista é o estranho brilho dos olhos dela e do Pote, que trazem a Toha uma estranha sensação de saudade.


O episódio 7, um dos mais bonitos do seriado, começa com Manabu sendo preso por colar cartazes em lojas que vendem casacos de peles de animais. Logo chega ao Japão o ninja africano Shunin Makumba que havia matado um ex-discípulo de Tetsuzan e defensor dos animais, Jo. Ele havia descoberto um esquema onde a organização criminosa de Makumba repassava pedras preciosas, marfim e peles de animais para a Companhia Myiamura em troca de armas de fogo que a organização de Makumba vendia a grupos rebeldes na África.



Não duvidaria se essa trama tivesse sido inspirada em algum fato real. Acontece que antes de morrer Jo enviou uma carta contando tudo a Tetsuzan. Poucas vezes na trama foi possível ver Tetsuzan emocionado como quando fica sabendo da morte do discípulo. Makumba tenta matá-lo no Dojo, mas o velho é mais hábil e o espanta de lá. Toha vai investigar a Companhia Myiamura e acaba encontrando Makumba, que após essa luta alerta seu sócio para levar logo as armas contrabandeadas para o cais do porto, mas a conversa é ouvida por um dos Corvos de Dokusai, que decide roubar as armas para a Família de Feiticeiros.

No entanto, os vilões acabam sendo derrotados pelo Caçador da Selva, enquanto o herói e Manabu observam de longe. No entanto, quando Myiamura prende Benikiba numa rede e vai jogá-la no mar, Jiraya hesita e Manabu diz pra deixar. É quando Tetsuzan aparece e dá mais uma lição aos filhos:

 
vida... Não há dúvida de que a Família de Feiticeiros é inimiga dos Togakure, mas Toha, você seria capaz de ficar de braços cruzados diante de uma vida que corre perigo?"

O herói então age e salva sua inimiga, que foge. Enquanto seu pai nocauteia Myiamura e detém seus capangas, Jiraiya atrai Makumba para um galpão e usa o seu "poder" para invocar os espíritos de Jo e dos animais mortos pelo Caçador da Selva, que quase enlouquece. Na verdade tudo um show pirotécnico feito por Manabu, e a seguir Toha destrói Makumba com um Golpe Frontal da Espada Olímpica. De forma inspirada o seriado tratou do tema Ecologia em fins dos anos 80, quando muita gente ainda não estava prestando atenção nisso.


O episódio 8 é uma verdadeira aula de contraespionagem. O ninja árabe Gounin Abdad paga 100 kilates de diamantes para que Dokusai mate sua sobrinha, Maira, o Anjo da Paz. Maira era a ex-embaixatriz de Anmel, mas renunciara ao trono para transformar seu país numa república livre, deixando o tio inconformado.

   
Ela chega ao Japão em missão de paz entre os povos e Tetsuzan manda seus filhos a protegerem. Após fazer com que ela e a criada adormeçam Kei usa a arte ninja da colagem e produz máscaras com o rosto das duas. Assim ela impede um primeiro atentado perpetrado por Benikiba e os Corvos, enquanto Jiraiya tira Maira de lá.




Toha decide realizar o sonho da embaixatriz e conhecer o antigo lugar que a mãe dela visitara anos atrás com o primeiro namorado que lhe dera um medalhão de presente, e Kei decide passar o resto do dia se fazendo passar pela princesa, mas seus modos diferentes despertam a desconfiança de Abdad. Após passarem um bom tempo juntos - e o herói presenteá-la com outro medalhão novo - Toha e Maira são atacados pelos Feiticeiros e Abdad e socorridos por Reiha e Spiker. A tática usada pra despistar os inimigos é sensacional: dois bonecos tomam o lugar de Spiker e Reiha, os verdadeiros Spiker e Reiha tomam o lugar de Toha e Maira e os verdadeiros Toha e Maira se camuflam na areia da praia.


De volta ao hotel Abdad tenta matar Kei, que escapa e descobre sua real identidade. No dia seguinte o Incrível Ninja sai novamente com o Anjo da Paz e são cercados pelos inimigos. Mas Abdad não contava que aquela fosse novamente Kei, que ele julgava morta, disfarçada de Maira, que por sua vez embarcava num avião em segurança, escoltada por Reiha. Jiraiya, Emiha e Spiker encaram os vilões e Abdad furioso demonstra seu verdadeiro poder, causando um grande tremor de terra. O herói recorre a Espada Olímpica usando sua luz como um relâmpago para atacar e desestabilizar o adversário, tempo suficiente pra que ele aplique um golpe fatal.
 




Rei então aparece e entrega a Toha um último presente de Maira: o velho talismã de sua mãe. Com um nó na garganta, Jiraiya observa o objeto quando percebe o avião de Maira cruzando o céu. Esse episódio foi inspirado no filme A Princesa e o Plebeu - que serviu de base a várias outros episódios de séries - e comove porque pela primeira e última vez nós podemos ver como poderia ter sido a vida do herói como um jovem comum se ele não fosse destinado a ser o Sucessor de Togakure.

 
No episódio 9, Rei e Spiker perseguem os corvos quando eles assaltam um banco, apenas para caírem numa armadilha. Ela é feita refém e seu parceiro tem que pedir ajuda aos Yamaji, revelando então que além de pertencer a Família Yagyul, ela era uma agente secreta. Tetsuzan entrega sua metade da inscrição a Spiker para salvá-la e envia seu filho para seguir os Feiticeiros.


Só que o plano não dá certo, pois Benikiba e Retsuga já previam a presença do Incrível Ninja, amarraram Rei numa cabine telefônica com Retsuga do alto de um prédio com arco-e-flecha apontado pra ela. Os vilões acabam conseguindo roubar a inscrição, só que não não contavam com a volta do Barão Owl, que vence facilmente os Corvos e arranca a metade do mapa de Benikiba à força. Jiraiya, então, consegue chegar lá e tem um novo embate com o Barão. Mostrando que evoluiu como guerreiro, o herói consegue ao menos se desviar do chicote do adversário, que nem ao menos desmonta do cavalo durante toda a ação.


O Barão o distrai e e chega ao seu esconderijo, onde ninguém menos que Tetsuzan o aguarda. O velho pega um galho (!) do chão e encara a espada do Barão... e vence! Se isso já foi surpreendente, mais ainda ocorre a seguir, quando o Cavaleiro chama o patriarca dos Yamaji para uma conversa, que se tornou uma das cenas clássicas dos tokusatsus:


  
Confesso que nunca passou pela minha cabeça que veria alguém falando sobre Jesus numa série de heróis e monstros japoneses, ainda mais falando com tanta propriedade. O Barão então parte de posse da metade da inscrição de Tetsuzan e encontra Dokusai no alto de um monte. 

Ambos juntam as duas metades revelando o mapa completo da localização de Pako. Mas o Barão é traído e atingido nas costas por uma flecha envenenada. Ele ainda tenta manter o combate, mas a espada do Dokusai é muito poderosa e destrói a sua. Jiraiya vem em seu socorro quando ele está pendurado num penhasco, espantando o chefe dos Feiticeiros e quando vai tirá-lo de lá Retsuga atira-lhe outra flechada nas costas.



Antes de cair no rio o Barão atira a outra metade da inscrição de volta para o herói e grita "Eu não quero morrer!"... essa cena é de arrepiar! Ainda chocados, Toha, Rei e Spiker perseguem os Feiticeiros até o Monte Fuji onde estaria Pako e Jiraya percebe que os olhos de Reiha brilham novamente conforme eles se aproximam. Nesse momento, os Corvos que estavam cavando em busca do Tesouro do Século atingem uma mina e voam pelos ares, frustrando os Feiticeiros.


Toha parte pra cima de Dokusai para vingar o Barão Owl, mas leva clara desvantagem sobre o oponente. Até que decide apelar pro poder da Espada Olímpica. Ainda assim Dokusai se safa bloqueando o Golpe Frontal com sua Espada - eu falei que a espada dele era poderosa - e fugindo a seguir. Tetsuzan chega e explica que modificou a sua metade da inscrição para que ela levasse a uma antiga armadilha preparada pelo Imperador do Japão para impedir que Pako caísse nas mãos de pessoas ambiciosas. 


Ao longe, Jiraiya, Tetsuzan, Reiha e Spiker veêm o cavalo do Barão Owl trotando melancolicamente e se despedem comovidos, enquanto o herói promete que o Barão jamais sairá de sua memória. No episódio 10 os irmãos Yamaji visitam as festividades de um bairro chinês e esbarram num estranho bêbado na rua. Depois uma menininha, que era Benikiba disfarçada (!),  vende a Manabu uma droga chamada Sekijatan e ele tem um ataque de fúria e começa a quebrar tudo e bater em todos. Não sei o que é mais impressionante, eles tratarem abertamente sobre tráfico de drogas, ou a Benikiba conseguir se disfarçar de criança!

No hospital Rei aparece e explica o que aconteceu com Manabu. Toha e Spiker se disfarçam de operários e flagram Benikiba vendendo Sekijatan no porto. Ao persegui-la, Jiraiya esbarra novamente no bêbado que demonstra não ser tão inofensivo quanto parecia, o impedindo de continuar.

 
"Eu sou só um bêbado."

A estranha luta entre os dois é interrompida pela chegada de Spiker que espanta o oponente. Ele explica que se trata de Kanin Dragon, traficante de Hong Kong. O vilão se alia aos Feiticeiros no comércio de Sekijatan e também para se vingarem de Jiraiya e de Spiker, que foi o responsável por desmantelar a organização de Kanin Dragon na China... e o vilão ainda dá uma cuspida na cara do Retsuga!




Spiker tenta alertar o herói sobre a técnica do ninja chinês, mas Toha diz que se garante com a arte ninja de Togakure. O curioso é que existe realmente essa técnica chinesa de lutar bêbado - e não é a toa que Kanin Dragon se tornou um personagem tão popular quando a série foi exibida no Brasil. Enquanto isso, o ninja chinês encontra com uma estranha figura encapuzada no cais do porto, o qual diz que quer se unir a ele por ódio a Jiraiya. Ao perseguirem Benekiba para aquele local, Reiha e Spiker são facilmente derrotados por Kanin Dragon. Rei vai chamar Toha, que é alertado por Tetsuzan para não ser descuidado nem arrogante, mas não lhe dá ouvidos.



Jiraiya então encara Kanin Dragon e sua magia e acaba tomando uma surra. O ninja chinês invoca um dragão enorme - técnica semelhante a usada por Benin Lagarto - e o Incrível Ninja não consegue atacá-lo. Quando parece que as coisas não podem piorar mais, o tal encapuzado misterioso surge revelando ser o filho de Kanin Chang Fu, querendo vingança pela morte de seu pai. E é impressionante como eu penso besteiras nessas horas de tensão, mas a primeira coisa que me veio a mente é que ele só podia ser o filho e não o pai, já que o velho Kanin Chang Fu tinha uns 90 anos!


Kanin Dragon e Kanin Chang Fu Jr. dão um sacode em Toha e detonam até mesmo a Armadura Olímpica, deixando os fãs aflitos pra saber o que aconteceria com o Incrível Ninja, indefeso nas mãos dos vilões... 



Na Segunda Parte:

- A Luta Contra Kanin Dragon e Kanin Chang Fu Jr. faz uma Vítima!
- A Nova Armadura Olímpica!
- Jiraiya enfrenta Dois Inimigos Mais Poderosos que Tetsuzan e Dokusai!
- O Retorno do Barão Owl!
 

8 comentários:

Anônimo disse...

Blz, semana passada finalmente saiu o cast 2 de batman, mas cade o cast dessa semana?

TODDY disse...

bom post, mas acho que o Spiker saiu no meio da série pra participar do maskman, ou não? Tem certeza que maskman foi feito antes de Jiraya???

Corto de Malta disse...

Essa semana não tem podcast e o Spiker tinha feito Maskman antes. Pelo que eu entendi, ele nem devia ter entrado em Jiraya, vou tentar explicar isso mais a frente.

Anônimo disse...

#VOLTAPROMDMCORTO

Anônimo disse...

Por favor não volta.

Anônimo disse...

Eu era favor do Corto no MDM, era chato e tudo mais, porém somava. Mas depois vi que ele é chato demais,e não admiti receber critica, censura ao extremo. Logo ele vai deletar meu comentário.

Anônimo disse...

Já que vc "adimite", aproveite e escreva corretamente.

Anônimo disse...

O errado ensinado o torto. ^


Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.