sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cine Climax: Tuff Turf - O Rebelde

por
Corto de Malta



Bora assistir o meu filme favorito dos anos 80 e clássico absoluto das noites de domingo no SBT.



Tuff Turf - O Rebelde conta a história de Morgan Hiller (James Spader), garoto problema expulso de várias escolas, que tem que conviver com a sombra de seu irmão mais velho, um mauricinho que venceu na vida. Quando a família fica pobre, o pai arruma um novo emprego como taxista e eles se mudam pra uma vizinhança humilde e barra pesada, onde logo de cara Morgan arruma encrenca com a gangue local, liderada pelo violento Nick (Paul Mones).

No novo colégio o protagonista faz amizade com o nerd Jimmy (Robert Downey Jr. estreando no cinema) e sofre bullying do grupo de Nick. Pra acabar de vez com a paz de todos, Morgan arruma de se apaixonar pela loirinha Frankie (Kim Richards), justamente a namorada do seu rival.

Aposto que você pensa que esse é um filme clichê não é? Bem, você está certo! BWAHAHAHAHAHA!!!!


Mas quem disse que todo clichê é ruim? Toda a fama e a graça dos anos 80 vieram exatamente dos clichês! Tuff Turf é a maior prova disso. E ele parece querer escancarar TODOS de uma vez.

Num tempo em que todos cagavam pro politicamente correto, o longa-metragem começava como uma comédia escolar esperta, virava um romance musical água-com-açúcar e terminava com um festival de violência e pancadaria. E isso é divertido pracaralhoporra!



O filme tem muito mais prós do que contras. James Spader particularmente entrega uma das melhores interpretações de sua carreira, que ainda estava no início. E Kim Richards (que pra quem não sabe é tia da Paris Hilton), estava então no auge da beleza, cansei de ouvir as meninas da minha escola dizendo que queriam ter o cabelo dela.

A trilha sonora é um capítulo a parte, te coloca novamente dentro dos anos 80 e pra quem não viveu aquela época passa uma forte impressão de como era.


Várias cenas inesquecíveis: Morgan interrompendo o assalto na cena de abertura ao som de Love Hates, o vôo da bicicleta, Nick sendo preso por culpa de Morgan, Morgan cantando pra Frankie no piano do country club, Frankie subindo no balcão da boate ao som de Jack Mack and The Heart Attack ao vivo, a surra de cadeado no vestiário, Nick se vingando no pai de Morgan e a espetacular porradaria no final.

E mesmo que de forma bastante superficial, Tuff Turf com sua mistura oitentista de Juventude Transviada com Amor, Sublime Amor, ainda procurou retratar temas importantes como a busca pela própria identidade, a delinquência juvenil, os problemas entre pais e filhos, o choque comportamental de classes sociais, o machismo e até mesmo o bullying.


Uma boa cena que mostra qual é a do filme é a aula logo no início quando Morgan e Jimmy assistem a um documentário sobre o velho oeste que fala sobre "defender o território".

Mesmo que o "território" em disputa por Morgan e Nick fique entre as pernas de Frankie em nenhum momento Tuff Turf faz da personagem feminina um mero objeto em cena e é justamente quando ela questiona e renega o seu papel na "escala social" como a namoradinha e cúmplice do líder da gangue local ao se apaixonar por Morgan que a violência explode pra valer e uma briguinha de colégio se transforma numa luta de vida ou morte. Quer algo mais Anos 80 do que isso? HUAHUAHAUHA!!!!!! 



O filme fez um sucesso mediano quando lançado nos cinemas dos EUA. Filmes adolescentes ou estrelados por eles pipocavam aos montes nas salas naquele ano: Os Goonies, A Lenda de Billie Jean, O Clube dos Cinco, A Máquina do Outro Mundo, O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas, O Garoto do Futuro, Phenomena, O Enigma da Pirâmide, O Último Dragão, Mulher Nota 1000, Férias da Pesada (aquele filme de Palm Springs) etc.

Não era fácil conquistar um lugar no coração do público alvo, porém, com o passar do tempo, Tuff Turf cativou a juventude e tornou-se um cult, sendo lembrado até hoje com muito carinho por quem o viu no passado. Nosso amigo Silvio Santos que o diga.


Digo com a segurança de quem assistiu vááárias vezes o longa-metragem na Sessão das Dez (e sua inevitável reprise logo a seguir) e no Cinema em Casa que as aventuras de Morgan ajudaram muito o dono do baú nos primeiros anos da emissora e que Tuff Turf foi o filme mais importante exibido no início do SBT, em termos de popularidade.

Pena que hoje ele tenha saído da programação do canal assim como a dublagem clássica, com direito a James Spader dublado pelo Marcelo Gastaldi, a voz do Chaves! Curiosamente, o mais provável é que Gastaldi tenha dublado o filme antes do seriado mexicano.



E cara, como esse filme era catártico! Era muito fácil você se identificar com Morgan, mesmo que nunca tivesse coragem de fazer metade do que ele fazia. E você realmente se sentia bem assistindo. Talvez sejam exatamente essas características exageradas e povoadas de clichês que dão a Tuff Turf um caráter não de filme adolescente, mas sim de uma fábula sobre a adolescência.

E então? Vamos relembrar uma época boa em que os filmes eram bacanas e não babacas? Como diz o pai de Morgan a certa altura do filme:

"Vida não é um problema a ser resolvido. É um mistério a ser vivido."

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Prte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte 13
Parte 14
Parte 15




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.