sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Baú do Tesouro: Marvels

 

Uma história... maravilhosa.


Lançada originalmente em 1994,como uma minissérie em 4 edições, Marvels é uma verdadeira Homenagem e declaração de Amor ao universo Marvel. Me acompanhem ao mundo das “maravilhas”.

Escrita por Kurt Busiek, e ilustrada por Alex Ross, Marvels mostra o Universo Marvel sob uma perspectiva diferente: a das pessoas normais.



O personagem principal é o repórter Phil Sheldon, que quer fazer uma matéria e publicar um livro sobre as “maravilhas”, como são chamados os seres poderosos e de roupas coloridas, que surgem aos montes.
 
A história se inicia no ano de 1939, com a aparição do Tocha Humana original (não confundir com o membro do Quarteto Fantástico) no momento que é considerado por muitos, como o início do Universo Marvel. Ao longo da história, vários momentos marcantes da Marvel vão sendo mostrados, sempre sob a ótica de Sheldon, assim como o surgimento do Capitão América, a formação dos Invasores, (grupo super heróico formado durante a segunda guerra mundial, formado por Capitão América, Namor, Tocha entre outros) avançando para a era moderna, com o Retorno do Capitão América, o Casamento de Sue e Reed Richards, o surgimento dos X-Men, o ataque de Galactus e finalizando na morte de Gwen Stacy.
 
 
 
 Os fãs do Universo Marvel, além de aproveitarem a ótima história, também podem se divertir reconhecendo todas as citações, eventos e acontecimentos da história. Como por exemplo, o pequeno entregador de jornais do fim da história. 
 
Busiek fez um excelente trabalho de pesquisa para montar a trama, mas o grande diferencial da história, para muitos, são as ilustrações de Alex Ross. Com sua técnica de pintura realista, Ross consegue passar toda a sensação de estarmos realmente vivenciando os acontecimentos da história. Eu particularmente, acho a arte dele não combina muito com uma história. Não me entendam mal, mas acho que as ilustrações deles são muito ...”paradas”. São lindas, claro... mas ficam melhor em capas.. mesmo assim a arte é de encher os olhos… pena que atualmente, Ross trabalha mais com a Editora DC.
 
 
Após o término da minissérie, um volume zero foi lançado. trazendo uma espécie de prólogo da história e esboço de Ross para os personagens. E recentemente, foi publicado nos EUA um Marvels 2, sem a presença de Alex Ross.


 
NO BRASIL

 
 
A Mini série foi lançada em 1995 pela Editora Abril, nos moldes da original. com capas plásticas em cada edição e foi um enorme sucesso, em 2001 a Editora Pandora Books lançou o volume zero. e em 2004, em comemoração aos dez anos da obra, a Panini relançou toda a minissérie encadernada, com extras, e guia com todas as citações que aparecem durante a história. Uma edição que merece estar na prateleira de todos.
 
 
 
 
 
POR QUE É CLÁSSICO?
 
 
 
Bom, como um fã assumido do Universo Marvel, não dá para negar que a história é uma baita homenagem a todos esses personagens que já fizeram a alegria de muita gente por tantos anos. É interessante ver, pelos olhos de uma pessoa comum o crescente preconceito contra os mutantes. As reações durante aquelas batalhas pela cidade entre o Homem Aranha e o Duende Verde. É como se todas aqueles seres super poderosos existissem mesmo. E como aqui o que conta é a visão do povo sem super poderes, tinha que acabar com um dos acontecimentos mais marcantes do Universo Marvel, envolvendo as “maravilhas” e uma pessoa normal , com a Morte de Gwen Stacy, magistralmente ilustrada por Ross, diga-se de passagem.
 
Para finalizar, só posso reforçar o conselho: se gosta de algum dos personagens da Marvel, leia Marvels. É uma leitura agradável que vale a pena.... relembrar uma época onde a Marvel merecia ser chamada de “Casa das (boas) Idéias. bem diferente de atualmente



 

Marvels 0
 
 
 
 
 
Marvels 01 - Uma Era de Maravilhas
 
 
 
 

Marvels 02 - Monstros

 



Marvels 03 - O Dia do Julgamento





Marvels 04 - O Dia em que Ela Morreu


2 comentários:

Renver disse...

"e em 2004, em comemoração aos dez anos da obra, a Panini relançou toda a minissérie encadernada, com extras, e guia com todas as citações que aparecem durante a história. "

Pior que eu queria muito ler essa edição... mesmo porque a edição 1 e 3 eu boio muito nas referências...

Unknown disse...

Boa noite amigos!

Caros,
Hé muito tempo atrás, quando eu era criança, o meu pai q já morreu mim deu essa coleção e uma pessoa (q eu pensava q era meu amigo) terminou dando fim nelas. Já procurei por todos os cantos pra comprar novamente e não achei até q apareceu esse post e me deu esperanças de conseguir elas novamente. Realmente fiquei empolgado pois é algo q quero muito! por favor quem puder me ajudar a conseguir elas novamente eu agradeço pois pra mim essas revistas tem valor sentimental, não são apenas revistinhas. Obrigado!

E-mail: helano_pe@hotmail.com

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.