sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Batman - O Super-Herói da Mente X - A Ascensão do Cavaleiro das Trevas

por
Corto de Malta

A Alegoria do Cristianismo na Trilogia Cavaleiro das Trevas.

Parte I




Todas as mitologias em algum ponto da História foram religiões para um determinado povo. O que significa que podemos lançar sobre cada religião praticada atualmente o mesmo olhar analítico que lançaríamos a um mitologia, ou religião "morta".

Aos cristãos, isso não é uma profanação. Na pior das hipóteses poderia ser visto como uma homenagem a figura de Jesus Cristo que, dentre as religiões e mitologias do mundo, destacou-se ponto de tornar-se o protótipo que influenciou diversos heróis da ficção moderna.

Aos adeptos de outra religiões, isso não é uma imposição. Poderíamos dizer que para a maioria do público a quem é dirigida a trilogia é judaico/cristã ou, mesmo não sendo, tem farto conhecimento sobre as tradições desta religião. Por isso um paralelo com ela parece fazer mais sentido.

Aos ateus, isso não é uma pregação. Apenas uma visão enriquecedora de uma obra de ficção. Ou ainda uma metáfora do velho anseio da Humanidade com relação aos mitos e lendas, como diria Carl Jung:

"O céu tornou-se para nós o espaço cósmico dos materialistas, e o divino empíreo, uma grata lembrança de coisas que um dia existiram. Mas 'o coração palpita' e uma inquietação se instala nas raízes do nosso ser. "



Parte II

Existem inúmeros pontos em que a tradição cristã converge com a jornada de Bruce Wayne na Trilogia. Na cena de abertura de Batman Begins Bruce e Rachel Dawes são duas crianças brincando despreocupadamente na Mansão Wayne como se não houvesse mais ninguém ali. Tal como Adão e Eva no Jardim do Éden.

E assim com os personagens bíblicos no livro de Gênesis, eles são expulsos do Paraíso metaforicamente, pois Bruce passa a conhecer o lado sombrio do mundo após cair na Caverna dos Morcegos, já que é após este evento que seus pais são assassinados. Ali sua vida de inocência acabou pois ele tomou conhecimento do Bem e do Mal.




"E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais."

Gênesis 3:2-7


De acordo com a Bíblia o simples conhecimento afetou toda a noção de Eternidade, Alguns consideram essa uma metáfora para o amadurecimento e os percalços pelos quais passamos enquanto crescemos. Deixamos a infância, uma existência idílica onde temos muito pouca consciência da realidade ao nosso redor ou da nossa noção de mortalidade.



Há quem diga também que a criança se torna homem não necessariamente através da vida (ou do sexo) mas quando aprende a lidar com a morte. No caso de Bruce, após tomar conhecimento da existência dos morcegos que lhe aterrorizaram, ele descobre o medo e é este conhecimento que o fará pedir a seus pais que deixa a Ópera que estavam assistindo, pois lhe lembrava o seu terror. E é ao saírem de lá que eles são assassinados por Joe Chill.

Ou seja, seu conhecimento adquirido (o medo) conduziu a um caminho que destruiu a existência agradável e benevolente da infância, o que equivaleria a ser expulso do Jardim do Éden.

Mais do que isso, existe outro ponto em comum: é quando ambos, Bruce e Adão, são afastados de seu Pai.

" E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado." 

Gênesis 3:21-23




Mais tarde Bruce decide assassinar Joe Chill para se vingar. Ele fracassa por uma agente de Carmine Falcone chegar antes. Ao saber de seus planos, Rachel é extremamente dura com ele e lhe diz:

"O seu Pai teria vergonha de você."

Em Gênesis, Adão e Eva tem primeiramente dois filhos, Caim e Abel.

" E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardião do irmão que Tu me deste?E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden."

Gênesis 4:3-16



Bruce parte numa jornada embarcando num navio e exilando-se de Gotham. Ele vai para o Oriente onde vive como mendigo, passando fome e roubando para comer. Em determinada cena de flashback Christopher Nolan faz com que o público identifique que as coisas que Bruce rouba pertencem ao próprio, através do símbolo das Empresas Wayne.

E assim segue até ser preso no Butão e jogado na solitária, onde é encontrado e reconhecido por Ra's Al Ghul.

Outro elemento constante de ligação entre a Trilogia Cavaleiro das Trevas e o Cristianismo é o uso do Fogo como marcação de algo negativo, tal qual as chamas do Inferno.




O Espantalho ataca Batman com Fogo no seu primeiro encontro; Ra's Al Ghul destrói a Mansão Wayne com Fogo; o Coringa manda matar Rachel com Fogo; o Fogo consome o rosto de Harvey Dent transformando-o no Duas Caras; o Coringa diz que gosta de pólvora, dinamite e gasolina; Bane fala de Fogo na cena do avião; The Fire Rises (A Ascensão do Fogo), é dito por ele para o membro da Liga das Sombras que ficou para trás; Bruce diz ao médico da prisão "Eu tenho medo de morrer aqui enquanto minha cidade queima." E no final Talia diz a Bane que quer que Batman fique vivo no momento da explosão da bomba nuclear para que ele sinta "o calor das milhões de almas que decepcionou".


Parte III

Recordemos que no livro Nossos Deuses São Super-Heróis (do qual falamos na Parte VII), o autor Christopher Knowles classifica Batman sob o arquétipo do Herói Golem, ao lado de Hulk, Wolverine etc., que seria diferente do arquétipo do Herói Messias ao qual podemos vincular Superman e Homem-Aranha. Isso está de acordo com as raízes do personagem e sua criação no fim da década de 1930.



Mas não podemos negar as profundas transformações que o personagem sofreu ao longo de todos estes mais de 75 anos. Entre outras alterações, a figura do Batman - mesmo mantendo sua Identidade de Herói Golem - foi se aproximando mais e mais da figura do Herói Messias, especialmente devido a quantidade de vezes em que o Herói prontamente se sacrificou pelos seus semelhantes.

A Trilogia de Nolan consegue abordar ambos os aspectos já que apresenta Batman como um clássico Golem para Bruce Wayne, ao mesmo tempo em que, sob o ponto de vista dos cidadãos de Gotham, ele é um Messias, um Salvador. Especialmente sob a visão das crianças. Seja o garoto do Narrows que disse a Rachel que Batman os salvaria antes mesmo dele aparecer, seja o filho do Comissário Gordon que sabia que ele salvaria seu pai e sua família, ou sejam os órfãos do abrigo onde John Blake cresceu que desenhavam morcegos com giz na parede e comemoraram quando viram o Batman carregando a bomba nuclear para o mar longe da cidade.



Todos movidos pela em um Salvador. Um sentimento que fica mais intenso quando compreendemos a empatia que o protagonista tem com as crianças. Já que perdeu sua infância ele compartilha um vínculo com elas (como fica evidente no dia em que Blake vai visitá-lo), assumindo para si a responsabilidade de que elas não passem pelo que ele passou. Sentimento ratificado pelo gesto de doar sua própria casa para servir de lar aos garotos órfãos e marginalizados pela sociedade.

Esta também é a diferença entre Bruce e Talia. Ao contrário dela, que também perdeu sua infância, ele decidiu não transformar sua mágoa em algo destrutivo se vingando do mundo, e sim em algo construtivo, salvando-o. Ou seja, assumindo o papel de Herói Messias.



No princípio de Batman Begins existe uma cena interessante, quando Bruce Wayne dialoga com um homem que está na mesma prisão que ele no Butão e que tenta intimidá-lo:

"- Eu sou o Diabo. 
- Você não é o Diabo. Você é só alguém pra eu treinar."

E se o treinamento tivesse por finalidade justamente prepará-lo para enfrentar o Diabo? Evidentemente o Diabo não se apresentaria como o prisioneiro mau encarado e sim como uma figura sedutora. Tal como Ra's Al Ghul, que que vem resgatar Bruce sob a identidade do paternal Henri Ducard.



" Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. " 

Mateus 4:1-11



Assim como Jesus, Bruce foi conduzido a um deserto onde ficava a base da Liga das Sombras e foi tentado por Ra's Al Ghul. Primeiro quando ele tentou fazê-lo negar seu Pai, ao culpar Thomas Wayne por não pelo crime cometido por Joe Chill, por não ter feito nada para proteger a Bruce e a sua mãe.

Depois tenta convencer Bruce a decapitar um homem que foi pego roubando nas redondezas, sob a justificativa de que essa seria a verdadeira justiça. E por fim, quer ele lidere um ataque que varrerá Gotham do mapa. Em ambas as situações, Bruce resiste e não cede às tentações. No fim acaba se separando de Ra's Al Ghul e seguindo seu caminho.

Ra's Al Ghul, em árabe, significa Cabeça do Demônio.



" E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,"

Lucas 3:21-23


Jesus começou a pregar quando está prestes a completar trinta anos, após ser batizado por João Batista. Da mesma forma Bruce inicia suas atividades como Batman ao retornar a Gotham, quando está prestes a completar trinta anos.

Numa cena de Batman Begins, após o Herói despertar do efeito do veneno do Espantalho, Alfred avisa a ele que era seu aniversário. Bruce então encontra Rachel na porta de casa e é possível ver, às suas costas, os empregados da Mansão Wayne preparando a festa e pendurando um enorme número 30 na parede.

"E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.
E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,
E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios:
A Simão, a quem pôs o nome de Pedro,
E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;
E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita,
E a Judas Iscariotes, o que o entregou."

Marcos 3:13-19




Quando voltou à sua cidade, Bruce também inicia seu trabalho de salvar Gotham selecionando aliados. Os discípulos de Jesus de maior destaque na Bíblia foram Pedro, João, Judas e Tomé. Tanto em Batman Begins quanto em Batman - O Cavaleiro das Trevas, eles corresponderiam aos principais aliados do Morcego.

Isto fica mais evidente quando verificamos que, se Batman Begins corresponde ao início da vida de Jesus, Batman - O Cavaleiro das Trevas corresponde à Paixão de Cristo.


Parte IV




"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."

Mateus 16:13-19

Gordon seria Pedro, pois a ele foi dada metaforicamente a chave da Igreja, ao ser nomeado Comissário de Polícia e portador do segredo de Harvey Dent. Isto poderia ser interpretado também como crítica a Igreja Católica. Pedro foi o primeiro Papa e ao longo da História a Igreja cometeu crimes, desrespeitando direitos das pessoas, e muitos a acusam de se utilizar de um mito para justificá-los. Do mesmo modo Gotham desrespeitou os direitos de seus cidadãos baseada no mito do Cavaleiro Branco.

Além disso, existe outra relação entre eles.



"Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.
Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo."

Mateus 26:31-35



" E, estando Pedro embaixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote;
E, vendo a Pedro, que se estava aquentando, olhou para ele, e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno.
Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou.
E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais.
Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante.
E ele começou a praguejar, e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais.
E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, retirando-se dali, chorou."

Marcos 14:66-72




No fim do segundo filme Gordon nega Batman três vezes em momentos diferentes. Primeiro em flashfowards que mostram ele destruindo o Bat-Sinal com um machado e falando no funeral de Harvey Dent, colocando-o como herói, ou seja, colocando Batman como vilão. E por fim, de volta ao presente, ao mandar atiçar os cachorros contra o Cavaleiro das Trevas.

Enquanto ele explica a seu filho que ele era o Herói que mereciam, mas não o que precisavam, podemos calcular que muitas horas passaram naquela noite com todos aqueles acontecimentos e está prestes a amanhecer, ou seja, o horário em que o galo canta.



"Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa."

João 19:26-27


O discípulo amado do Evangelho de João é tradicionalmente indicado como o próprio João, o único que permaneceu ao lado de Jesus até o fim e aquele a quem ele entregou a responsabilidade de cuidar de sua mãe antes de Sua morte. João seria Alfred, o único que permaneceu ao lado de Batman durante todo seu martírio e, inversamente, aquele a quem os pais de Bruce Wayne confiaram seu filho antes de sua morte.

Em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Alfred também decide abandonar Bruce Wayne após dizer que ele só consegue enxergar um final para sua jornada. Ele antecipa os acontecimentos do final do terceiro filme, tal como João antecipou futuros eventos ao escrever o Apocalipse.




"Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."

João 20:24-29




Lucius Fox seria Tomé, já que é o aliado de Batman que mais pode ser associado ao episódio do "ver para crer". Durante a Paixão, no fim de O Cavaleiro das Trevas, Lucius colabora com o Batman através do radar criado por Bruce Wayne que o faz ver através dos celulares dos cidadãos de Gotham.

Em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Fox também precisa ver que Bruce Wayne modificou o piloto automático da nave Morcego para saber que ele escapou vivo da explosão da bomba nuclear.




"Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,E desde então buscava oportunidade para o entregar."

Mateus 26:14-16


"Estava, pois, perto a festa dos pães ázimos, chamada a páscoa.E os principais dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como o matariam; porque temiam o povo.Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze.E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães, de como lho entregaria;Os quais se alegraram, e convieram em lhe dar dinheiro.E ele concordou; e buscava oportunidade para lho entregar sem alvoroço."

Lucas 22:1-6




Harvey Dent\Duas Caras corresponderia a Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus da mesma maneira que o Promotor traiu Batman e seu grupo. Judas passou a ser simbolicamente conhecido pelas moedas com que barganhou Jesus, assim como o Duas Caras passou a ser conhecido pelo símbolo da moeda.

É dito que Judas foi possuído por Satanás - tradicionalmente ligado no Cristianismo ao Diabo - assim como Harvey Dent foi possuído pelas ideias do Coringa. Tal como Ra's Al Ghul, no primeiro longa metragem, o Coringa representa o Diabo no segundo filme, e sua principal função é tentar o Batman e os demais para que se corrompam e caiam em desgraça.

No Jardim de Getsêmani, antes de ser levado pelos guardas, Jesus sofre por saber que tem que se sacrificar.


"Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres."

Mateus 26:36-39




Durante a cena do Interrogatório o Coringa prediz o final de O Cavaleiro das Trevas ao dizer ao Batman:

"Para eles, você é só um louco... como eu. Eles precisam de você agora, mas quando não precisarem mais vão te jogar fora como um leproso. Veja a moral deles, seu código, é só uma piada ruim."  



Porém, tanto Jesus quanto Batman aceitam seu destino. Jesus é perseguido, humilhado, flagelado e crucificado por aqueles que veio salvar e, de forma ritual, torna-se o Cordeiro de Deus, assumindo para si o pagamento dos pecados do mundo. Da mesma forma Batman assume a culpa dos crimes do Duas Caras para salvar Gotham, é perseguido e humilhado por aqueles a quem veio salvar (e mais adiante no terceiro filme será também torturado fisicamente). É emblemática sua frase para Gordon ao decidir se sacrificar para salvar a cidade:

"Às vezes as pessoas merecem ter sua fé recompensada."



No livro O Herói de Mil Faces, Joseph Campbell aborda o tema da expiação como forma de salvação ao dizer:

"O Herói de ontem torna-se o tirano de amanhã, a não ser que se crucifique a si mesmo hoje."



Agora sabemos que Nolan adaptou esta frase da seguinte maneira na Trilogia:

"Ou você morre herói ou vive o bastante pra ver você mesmo virar o vilão."

Outro paralelo é que, segundo a tradição cristã, Jesus caiu três vezes enquanto carregava a sua Cruz. Se imaginarmos que a Cruz de Batman é sua Máscara, concluiremos que ele também caiu três vezes enquanto a carregava: em Batman Begins foi atirado da janela de um prédio pelo Espantalho, em O Cavaleiro das Trevas se atirou do alto da cobertura de Bruce Wayne para salvar Rachel quando o Coringa a jogou de lá, e no final do mesmo filme caiu do alto de um prédio em construção com o Duas Caras.



Durante este longa metragem Batman passa a viver no lugar mais alto da cidade, vigiando dos céus os cidadãos de Gotham. Assim como um Anjo. Quando Batman inicia sua cruzada ele assume um papel de Anjo Mensageiro, querendo inspirar o Bem nas pessoas. Depois ele passa atuar como Anjo da Guarda delas e, por fim, torna-se um Anjo Caído, mergulhando nas trevas. Isto confere uma grande ambiguidade dramática ao final de O Cavaleiro das Trevas, onde Batman, até então uma representação de Jesus, poderia ser encarado também como uma representação de Lúcifer, já que ele assume o papel de vilão.

Esta visão do personagem como um Anjo fica explícita nas últimas palavras de Gordon ao filho sobre o Batman:

" [...] porque ele não é um Herói. É um Guardião Silencioso, um Protetor Zeloso... um Cavaleiro das Trevas."





Parte V


Considerando que Batman Begins representa os primórdios da doutrina judaico cristã e ao mesmo tempo representa o princípio da vida de Jesus, e Batman - O Cavaleiro das Trevas representa A Paixão de Cristo, o que representa Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge? O Apocalipse. O Livro das Revelações, escrito pelo Apóstolo João. O primeiro período do Apocalipse é a Tribulação, citada várias vezes anteriormente, como nas palavras do Profeta Daniel:

"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador."

Daniel 9:24-27




Quase todos os estudiosos interpretam o tempo estipulado da Tribulação em Daniel e outras partes da Bíblia como uma representação simbólica equivalente a sete anos. Durante sete anos após a morte de Harvey Dent Bruce Wayne esteve exilado e Batman não apareceu em Gotham.



"Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres."

Apocalipse 2:2-5


Nem todas as pessoas da cidade acreditam nos novos "heróis" que vieram junto com a lenda em torno de Harvey Dent, mas a maioria também não acredita mais no Batman como herói. A exceção são as crianças do orfanato.





"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas."

Apocalipse 3:17-18


Gotham enfrenta uma grande desigualdade social nessa fase da trama e pessoas como John Daggett e outros muito ricos não se dão conta que pagarão o preço por isso. Mais tarde, durante a revolta de Bane, eles perdem seus bens, são arrancados de suas mansões e muitos são condenados à morte. No seu primeiro encontro com Daggett no filme Talia critica o poder que ele acha que o dinheiro dele tem.


"E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar."

Apocalipse 8:13




Durante o Baile de Máscaras de Miranda Tate, Selina Kyle diz a Bruce:

"Vem tempestade aí Senhor Wayne. E quando ela chegar vocês vão se perguntar como puderam viver viver com tanto e deixar tão pouco para o resto de nós". 


" E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o selo de Deus.E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões.E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom."

Apocalipse 9:1-11




No princípio de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bane escapa de um avião no céu. Depois passa sua base de operações para os esgotos de Gotham. Quando Gordon ordena aos policiais que invadam os esgotos Bane explode as passagens do subterrâneo para prendê-los lá e vemos uma grande fumaça saindo dos bueiros. Enquanto isso, outras explosões destroem todas as pontes que ligam Gotham ao mundo exterior (exceto uma) e outras explosões no estádio de futebol matam o prefeito e explodem o campo, causando a morte de vários jogadores.

Os gafanhotos que subiram são os mercenários da Liga das Sombras que estavam nos esgotos e seu poder de escorpiões refere-se ao fato de que escorpiões são venenosos. Bane envenena o povo dizendo que deu o detonador da bomba nuclear para um cidadão, omitindo que ele estava com Miranda Tate, a máscara de Talia Al Ghul, e falando que a Liga das Sombras veio libertar a cidade.



O fato de não poderem danificar a natureza nos remete a apresentação de Miranda Tate como uma ambientalista. Já os cinco meses em que é permitido aos demônios atormentarem os homens são EXATAMENTE os cinco meses da contagem regressiva para a explosão da bomba nuclear.

O fato de alguns buscarem a morte sem sucesso refere-se as palavras de Bane de que a cidade vai sobreviver... durante os cinco meses antes da explosão. Os cavalos aparelhados para a guerra e couraças de ferro eram os tanques do arsenal do Batman que Bane roubou do local onde Lucius Fox os guardava nas Empresas Wayne.

Os aguilhões e caudas semelhantes ao de escorpiões são as armas dos homens da Ligas das Sombras. E Abadom (ou Apollyon), o rei do abismo, é a própria Bomba Nuclear. Abadom em hebraico significa "Destruição" ou "Destruidor".



"E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus,A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates.E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre.Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos."

Apocalipse 9:13-21




Após revelar a bomba no Estádio e tomar a cidade, Bane foi até a Prisão Blackgate e libertou todos os prisioneiros, que eram mantidos ali pela Lei Harvey Dent. Eles se uniram a ele, aumentando assim em número o seu exército.

Este poder de fogo, fumaça e enxofre que saía das bocas e caudas evidentemente se refere às armas e aos tanques utilizados pela Ligas das Sombras. Gotham vira uma anarquia e muitos não se arrependem e passam a viver daqueles crimes praticados durante esse período.


" Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo."

Apocalipse 10:7-10



Assim como o Apóstolo João, Alfred simbolicamente "engoliu" para si um grande segredo destruindo uma palavra escrita quando queimou a carta onde Rachel dizia a Bruce que iria se casar com Harvey. Foi amargo porque enquanto manteve o segredo ele teve que assistir Bruce se consumindo pela culpa pois achava que Rachel iria esperá-lo, e foi doce como mel na sua boca porque através dela falou a  verdade para tentar salvá-lo.


"E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado."

Apocalipse 11:3-8




As testemunhas de vestes humildes são membros da Guarda Nacional que entram na cidade disfarçados com os entregadores de alimentos. Eles tem poder de organizar um contra ataque liderando um exército. Fogo saindo de sua boca é mais uma representação simbólica de armas de fogo.

A Besta que sobe do abismo e os mata é Bane, que ordena que seus corpos sejam expostos em praça pública.


"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono."

Apocalipse 12:1-5




A mulher é Gotham City. Seu filho é Batman, que nasceu do sofrimento. O Dragão é a Liga das Sombras, tanto Ra's Al Ghul quanto Talia, que o sucedeu. Suas inúmeras cabeças representam as múltiplas facetas da organização. No início da Trilogia Ra's queria cooptar Batman para o seu lado, mas ele ficou do lado do Bem, ou seja, de Deus.


"E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo."

Apocalipse 12:15-17



No final de Batman Begins Ra's envenenou a água corrente de Gotham para enlouquecer sua população com a Toxina do Medo. Como ele mesmo explicou estava espalhando sua palavra e "a Palavra é Pânico." A guerra ao remanescente da semente é a vingança de Talia em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Detalhe que quando Bruce a encontra pela primeira vez neste terceiro filme ela está usando um vestido vermelho. A mesma cor que o Dragão.


"E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?"


Apocalipse 13:1-4



Bane é a Besta do Apocalipse. Sua primeira aparição é num avião que sobrevoa o mar. Ele é um terrorista lendário e temido. Talia deu-lhe o poder de controlar a Liga das Sombras, fazendo muitos acreditarem que ele era o líder da organização.

Quando a salvou da Prisão do Poço Bane foi atacado pelos outros presos que o feriram na altura da cabeça. Ele foi salvo pelo retorno de Talia com seu pai e por isso ele usava uma máscara com uma droga que inibia a dor. Os membros da Liga das Sombras que eram fieis a Talia e Ra's passaram a ser fieis a Bane.


"E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."

Apocalipse 13:4-8




Bane revela a verdade sobre Harvey Dent e diz que Gotham está tomada pela corrupção. Passa a ser um ditador colocando a cidade sob lei marcial e muitos passaram a adorá-lo como um herói.



"E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada."

Apocalipse 13:11-12


A Segunda Besta, também conhecida como Falso Profeta, é o Espantalho. Ele é o juiz de um tribunal em que exerce seu poder na presença de Bane. A Segunda Besta fala como o Dragão porque é mentiroso e hipócrita como Talia, dando a entender que as pessoas que julga podem escolher entre morrerem ou serem exilados quando na verdade planeja matar todos, assim como ela se faz de aliada dos amigos de Batman, quando na realidade pretende matar todos em Gotham.




"E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação."

Apocalipse 14:8


A Grande Babilônia é Gotham City, que se perdeu durante o governo de Bane. Lembrando que Bane, em inglês, significa Perdição.



"E, quando veio a tarde, os seus discípulos desceram para o mar.E, entrando no barco, atravessaram o mar em direção a Cafarnaum; e era já escuro, e ainda Jesus não tinha chegado ao pé deles.E o mar se levantou, porque um grande vento assoprava.E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e temeram.Mas ele lhes disse: Sou eu, não temais.Então eles de boa mente o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam."

João 6:16-21




Essa passagem do Evanlho de João relembra a cena de O Cavaleiro das Trevas Ressurge em que o Espantalho condena Gordon e seus homens a andarem sobre gelo fino na baía congelada de Gotham.
É quando surge Batman caminhando sobre o gelo (ou seja, sobre a água) assim como havia treinado com Ra's Al Ghul. E, ao derrotar seus inimigos, e se une a Gordon e aos demais para enfrentarem a Liga das Sombras.



"E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre."

Apocalipse 19:11-20




Batman com a nave Morcego lidera um ataque dos policias libertados por ele e John Blake contra a Liga das Sombras. Como o próprio Cavaleiro das Trevas diz: "Guerra".

Olhos como chamas de fogo é outra figura de linguagem referente a armas de fogo, neste caso aos canhões da nave. Bane é preso após Batman vencê-lo e termina sendo morto pelo canhão da moto da Mulher-Gato.




"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem."

Apocalipse 20:1-3


Batman descobre a verdade sobre Talia, que enganou a todos como Miranda Tate. Acaba matando-a e a seguir leva a bomba nuclear para o oceano onde ela explode sobre o mar, salvando assim Gotham.



"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho."

Apocalipse 21:1-7



O povo da cidade fica grato a Batman, reconhecendo-o novamente como um herói. Alfred chora a morte de Bruce, mas logo descobre que ele está vivo e feliz com Selina. John Blake herda o legado do Batman, reiniciando um ciclo sem fim. O Alfa e o Ômega.


"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;"

Mateus 16:24




Considerando que a Cruz de Batman é sua Máscara, esta passagem é semelhante ao diálogo entre Batman e John Blake (ou Robin) que o sucederá:

" - Da próxima vez que quiser agir, use uma máscara.    
- Eu não tenho medo de ser visto ajudando as pessoas.    
- A máscara não é pra você. É para proteger as pessoas que você ama."

Isso seria uma demonstração de como a lenda de Batman é eterna. Uma outra visão de Eternidade nos é dada por Joseph Campbell em O Poder do Mito e pode ser identificada com o final dado a Bruce Wayne de acordo com o desejo de Alfred:





No fim toda a Trilogia Cavaleiro das Trevas é, antes de mais nada. a história sobre como Bruce Wayne superou seu trauma, se curou e se perdoou. Ou melhor, sobre como ele correu tanto atrás de algo projetado no exterior e que na verdade estava dentro de si. Selina tenta dizer isso a ele quando o conhece melhor:

" - Você não deve mais nada a essa gente. Você já deu tudo.    
- Não tudo. Ainda não."

Numa cena do primeiro filme, quando inicia sua jornada, Bruce queima suas coisas e troca de casaco, dando o seu para um mendigo, para quem dá o todo o dinheiro que carregava e a quem ele reencontrará anos depois na sua primeira noite como Batman.





Toda a história de Bruce como Batman é sobre a tentativa desesperada de alguém de salvar a si próprio salvando ao seu próximo.




Jung disse:

"Que eu faça um mendigo sentar-se à minha mesa, que eu perdoe aquele que me ofende e me esforce por amar, inclusive o meu inimigo, em nome do Cristo, tudo isto, naturalmente, não deixa de ser uma grande virtude. Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais miserável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.