terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Polêmica Racial no Filme Deuses do Egito

por
Corto de Malta
 

Dirigido por Alex Proyas, a trama explora a rivalidade entre os deuses Seth e Hórus, vividos respectivamente por Gerard Butler e Nicolaj Coster Waldau, dois atores brancos, como quase todos os atores do elenco.


A divulgação do trailer motivou uma reação extremamente negativa do público que não aceitou ver a cultura negra retratada através de intérpretes brancos. A repercussão foi tão ruim que a Lionsgate enviou o seguinte comunicado à imprensa:


“Nós reconhecemos que é nossa responsabilidade ajudar a garantir que as decisões de elenco reflitam a diversidade e a cultura dos períodos retratados. Neste caso, nós não conseguimos fazer jus aos nossos próprios padrões de sensibilidade e diversidade, pelo qual pedimos sinceras desculpas. A Lionsgate está profundamente empenhada em fazer filmes que refletem a diversidade das nossas audiências. Na próxima, faremos melhor”.

Único ator negro do elenco de deuses egípcios, Chadwick Boseman, que vive o deus Thoth, também deu sua opinião:


“Eu geralmente tento me manter fora das controvérsias da imprensa, mas alguns amigos me disseram: ‘Ei… Você precisa dar uma olhada nisso [a repercussão do trailer]' Quando me abordaram com o roteiro do filme, eu rezei para que essa polêmica acontecesse. E eu sou grato que aconteceu, porque, na verdade, eu concordo com isso. Eu topei fazer o filme porque assim você iria ver alguém de ascendência africana interpretando Tot, o pai da matemática, astronomia, criador dos papiros e Deus da sabedoria. E no filme, eu realmente supero os outros Deuses, literal e figurativamente. Mas, sim, as pessoas não fazem filmes de US$ 140 milhões estrelados por negros e pardos

Veja abaixo o trailer de Deuses do Egito:


FONTE: Pipoca Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.