segunda-feira, 22 de julho de 2013

Top Max: 14,5 Melhores Tokusatsus Exibidos no Brasil - Black Kamen Rider - Lado A

por
Corto de Malta

Hoje é dia de relembrar um dos mais clássicos super-heróis...


4 - Black Kamen Rider

   


Gênero: Kamen Rider 
Ano de Produção: De 1987 a 1988  

Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Akisuki sempre foram ligados por alguma força maior. Nascidos no mesmo hospital, na mesma noite, foram criados como irmãos pela família de Nobuhiko quando os pais de Issamu morreram, sendo este adotado como filho pelo Dr. Akisuki. Juntos eles cresceram felizes e despreocupados como irmãos de verdade ao lado de Kyoko, a outra filha biológica de Akisuki, além de Satie, a namorada de Nobuhiko.

Porém, eles também compartilhavam o mesmo trágico destino. Na noite em que comemoram 19 anos de idade os irmãos de criação descobrem que seu pai os vendeu para uma seita maligna, os Gorgom, A Corporação das Trevas, um grupo de mutantes que habita as profundezas e que são liderados pelo misterioso Grande Rei através de seu três Sacerdotes sinistros, Dunker, Baraom e Madame Pérola. Issamu e Nobuhiko fazem parte de uma profecia dos Gorgom, sendo levados para sofrerem uma espécie de intervenção cirúrgica dos Sacerdotes que os transformariam nos Imperadores Seculares, colocando em seus corpos a pedra King Stone, objetivando assim que os dois um dia combatessem entre si para decidir quem seria o sucessor do Grande Rei que lideraria os Gorgom na conquista de um novo reino na Terra, onde somente os mais fortes sobreviveriam.
 

Desse modo Nobuhiko seria Shadow Moon (Lua Sombria) e Issamu seria Black Sun (Sol Negro) - na dublagem Sr. Black - mas o Dr. Akisuki revolta-se no meio da cirurgia, quando os Gorgom iam apagar as memórias de seus filhos, fazendo com que Issamu consiga fugir, montado em Battle Hooper, a moto viva que deveria pertencer ao Imperador Secular, enquanto Nobuhiko permanece em estado de hibernação. Os Gorgom vão atrás de Issamu e, durante a perseguição, ele sofre uma metamorfose e passa a chamar a si mesmo de Black Kamen Rider, uma espécie de Homem-Gafanhoto.

Após afastar os vilões, Issamu volta a sua aparência normal e procura o Dr. Akisuki, que lhe revela que os Gorgom mataram seus verdadeiros pais por eles não quererem colaborar com a seita e tenta convencer Issamu a se submeter aos vilões para sobreviver, mas ele se recusa. Os monstros de Gorgom aparecem e mesmo os vencendo com o Golpe Insectus e o Golpe Louva-a-Deus, Black Kamen Rider não consegue impedir que seu pai adotivo morra em seus braços. Começa assim sua verdadeira odisséia para se vingar dos Gorgom e tentar resgatar Nobuhiko antes que seja tarde demais. Isso tudo ocorre no episódio 1, que foi um verdadeiro marco na TV japonesa e que também impressionou o público brasileiro, já que a história era contada de forma não-linear e com um forte clima de puro terror.




Quando o seriado foi exibido no Brasil poucos sabiam, mas Kamen Rider já era um dos super-heróis mais populares no Japão, rivalizando em popularidade com o Ultraman. Tudo começou com o mangá Kamen Rider de Shotaro Ishinomori, que em 1971 contava a história do motociclista Takeshi Hongo, que era sequestrado pela organização criminosa Shocker e transformado num ciborgue. Fugindo antes de ter sua memória apagada ele passa a combater a Shocker adotando o nome de Kamen Rider. Depois o mesmo ocorre com o fotógrafo Hayato Ichimonji, que é salvo por Hongo. Os dois então passam a serem conhecidos como Rider 1 e Rider 2. No mesmo ano virou uma série tokusatsu homônima de muito sucesso produzida pela Toei.



Tanto sucesso que motivou a produtora a gerar continuações com novos heróis estrelando novas séries sem conexão com o mangá. Daí surgiu toda uma geração de Riders, a exemplo da Família Ultra, como os Kamen Rider V3, X, Amazon, Skyrider, Super-1. Enquanto isso, em 1987, Shotaro Ishinomori decidiu reimaginar sua história clássica com uma estética mais dark e conteúdo mais adulto, criando assim o mangá Black Kamen Rider. A Toei logo tratou de adaptar essa obra também, e ela tornou-se um divisor de águas na franquia, resgatando a popularidade dos Kamen Riders no seu país de origem e levando-os a serem conhecidos em outros lugares do mundo, como o Brasil.

 


A adaptação pra TV de Black Kamen Rider pode ser dividida em 3 fases distintas que envolvem o conflito contra os rivais mais recorrentes do herói, fora os Sacerdotes: Professor Kuromatsu, Taurus e Shadow Moon. Essa primeira fase começa muito bem, mantendo o clima sinistro do capítulo de abertura.


 
 No episódio 2, Issamu, Kyoko e Satie se mudam da casa onde viviam para se proteger dos Gorgom e começam a trabalhar num restaurante (cujo dono sai de férias nesse capítulo e nunca mais volta!), enquanto o herói tenta em vão recordar a localização da base secreta dos inimigos. Ele se lembra através de flashbacks da noite da festa de 19 anos, repleta de políticos e celebridades que conquistaram sucesso e ascenção social após fazerem um pacto com os Gorgom, entre eles o Prof. Kuromatsu (interpretado por Susumu Kurobe, ninguém menos que o Hayata da série Ultraman). Issamu começa a investigar as pessoas que estiveram na festa e vai atrás da atriz Yukari Ono, mas ela é morta pelo Monstro Mutante Jaguar antes dele chegar.


No episodio 3 o público vê Black pela primeira vez quando ele salva um grupo de passageiros de um trem que foi raptado por Madame Pérola. No classico episódio 4 um motoqueiro faz um pacto com os Gorgom e o Dr. Kuromatsu o transforma em lobisomem. No episódio 5 uma pequena cidade que vai ser sede de um encontro internacional de nações entra na mira dos Gorgom, quando o Monstro Mutante Yagi realiza um ritual de bruxaria que transforma toda a população numa espécie de zumbis. Sobra pra Issamu proteger o ancião que é Chefe da Vila, e que não sucumbiu a magia negra pois ironicamente é surdo e usa um aparelho auditivo, passando por um noite infernal acossados por uma multidão de pessoas inocentes controladas pelo poder emanado de Yagi. Para cortá-lo Issamu usa um novo golpe, o Punho Distensor. No episódio 6 os Gorgom bolavam um plano de dominar os computadores do Japão e Kamen Rider caía na porrada no final com o estranho Monstro Falcon.
 


No episódio 7 Battle Hooper se sacrificava para salvar o herói do ataque do Monstro Mutante Rino, mas Black consegue regenerar sua grande grande amiga e aliada para juntos vencerem o inimigo. Por sinal, todas as vezes que se encontrava em desvantagem durante o combate Kamen Rider recorria à moto viva pra desequilibrar a luta a seu favor. O episódio 8 envolve Issamu com Yuri, outrora uma bondosa violinista que é dominada pelo Monstro Cigarra, que transforma sua melodia numa terrível onda sonora conhecida como Poema do Demônio, e pela ligação telepática entre a menina e o terceiro olho do monstro o herói não pode atacá-lo sem feri-la. No episódio 9 Madame Pérola manipula duas líderes de gangues para espalharem pelas ruas medalhões, que contém as abelhas venenosas do Monstro Zangle. No episódio 10 Issamu descobre que Kuromatsu está desviando jovens pacientes de um hospital para um campo de treinamento aonde eles são transformados em um exército terrorista e se infiltra no grupo.




No episódio 11 Danker usa o Monstro Cactus para transformar os corpos dos seres humanos e assim cultivar neles o Fruto Gorgomês, principal alimento dos monstros de Gorgom. Destaque para a breve luta entre Black contra os três sacerdotes no fim do capítulo. No episódio 12 Kamen Rider conhece o piloto Akira Daimon, cujo pai foi um cientista forçado pelos Gorgom a construir a moto de alta tecnologia Lord Sector, que ele acaba por dar de presente ao herói. O capítulo também marca o primeiro encontro de Black com o Monstro Mutante Morcess, que lhe daria bastante trabalho no decorrer do seriado. No episódio 13 os Gorgom sequestram mães de filhos recém-nascidos para ajudarem a chocar os ovos do Monstro Câncer, cuja corpo é tão forte que resiste ao Golpe Insectus, fazendo com que o herói treine para adquirir mais poder com seus ataques.

 No episódio 14 Issamu enfrenta o Monstro Mamute, que foi fortalecido pelo Extrato Taurin, uma vitamina desenvolvida por Kuromatsu e que é superior ao Fruto Gorgomês. Como o Extrato Taurin é feito através dos nervos cerebrais do atum o mesmo desaperece do mercado chamando a atenção de um vizinho do herói que é Mestre Cuca. Nesse capitulo Kyoko e Satie levam o filho desse Mestre Cuca para ver o mar no aniversário da morte da mãe dele e, ao se lembrarem de Nobuhiko, cantam Long Long Ago 20 Century, o tema de encerramento do sériado e provavelmente a melhor canção que já passou por qualquer série Kamen Rider. No episódio 16 Black ajuda o menino Mamoru a investigar a mudança de personalidade repentina de seus colegas de escola e descobre que o Monstro Quelônius usou um professor para desenvolver um instinto assassino nas crianças. Reparem como começaram a surgir criancinhas em vários episódios da série, algo bem raro nos primeiros capítulos. Ainda assim até esse ponto isso não afeta a qualidade das tramas.




No episódio 16, o herói conhece Suda, um velho amigo que jogava futebol com Nobuhiko e que se tornou Agente da Interpol. Suda acaba presenciando a transformação de Issamu em Black Kamen Rider e antes de partir para os EUA fica de ajudá-lo contra Gorgom. No episódio 17 os Sacerdotes percebem que a força vital de Nobuhiko está no fim e Baraon usa o Monstro Antá para entrar nos sonhos de Kyoko fazendo-se passar por Nobuhiko para assim atraí-la para uma armadilha, realizando uma tranfusão de energia vital com o futuro Shadow Moon. O curioso é que ela não chega a ir à Base Gorgom e sim é levada a uma caverna de onde seu espírito vai em projeção astral encontrar o irmão. Quando Issamu mata Antá a conexão é cortada.




Com Shadow Moon de volta a hibernação e os Sacerdotes sendo constantemente derrotados, o Grande Rei - que nessas horas nunca aparece fisicamente - ordena que seus três servos libertem o Espadachim Taurus no Episódio 18 de sua prisão num caixão após 30 mil anos. O vilão é um desafeto dos Sacerdotes que foi condenado anteriormente por se rebelar contra o Grande Rei. Friamente Taurus atrai Black para uma armadilha, estuda sua luta contra o Monstro Gato Preto e a seguir parte pra cima dele usando a Espada Diabólica que emite o golpe Vento das Trevas. O vilão usa a mesma espada para controlar pessoas comuns e colocá-las para lutar contra Kamen Rider e Issamu observa que Taurus age como um psicopata. No final um raio que cai no local do combate adia o confronto.




 Interessante notar como nada disso existe no mangá original de Shotaro Ishinomori. Nele Black Kamen Rider é a princípio mais um monstro dos Gorgom e a história do herdeiro do Imperador Secular só é revelada mais tarde. Sua forma é semelhante aquela que surge rapidamente no primeiro capítulo quando ele está nas sombras. Não existem os três sacedotes e muito menos Taurus, mas o pai do herói e Satie eram transformados em monstros. Shadow Moon já aparece desde o início e não foi ele quem perdeu a memória e sim Black Kamen Rider.  

Issamu/Kotaro e Nobuhiko até chegam a lutar juntos no início, antes desse último se aliar aos Gorgom, que originalmente eram uma organização com ramificações no mundo inteiro, não só no Japão, levando a trama para cidades como Nova York e Londres. O clima é ainda mais sombrio e pesado. Provavelmente por isso a Toei optou por trazer o enredo dos episódios pra uma pegada mais pop, típica dos tokusatsus dos anos 80, especialmente no que tange a criação de oponentes poderosos para testar o herói antes de seu confronto com o vilão-mor.



Assim Taurus retorna no episódio 19 usando a aparência de Kuromatsu, que foi condenado a morte pelos Sacerdotes pelos fracassos, e mais uma vez atrai Issamu para uma armadilha. Uma cena tremendamente bizarra desse capítulo é quando Taurus/Kuromatsu nocauteia Issamu no corredor de um hospital usando um gás, mas não o mata porque uma enfermeira aparece. Taurus é tão pinel que acha que MANTER O DISFARCE ERA MAIS IMPORTANTE QUE MATAR BLACK? Durante um novo duelo, Kamen Rider usa Battle Hooper e Lord Sector ao mesmo tempo e Taurus vai embora chamando o herói de covarde... mesmo usando uma espada e um escudo na luta.

Ao mesmo tempo que os jornais noticiam a morte de Kuromatsu, Issamu chega a conclusão que Taurus é completamente maluco! No episódio 20 é a vez de Danker, Baraon e Pérola usarem a menina Yukari para prepararem uma cilada para Black. Ao perceberem sua amizade com a garotinha os Gorgom a mantém refém numa espécie de casa mal-assombrada controlada pelo Monstro Anêmona e tentam forçar Kamen Rider a arrancar por vontade própria o King Stone de seu corpo e devolvê-lo a eles. Mais uma vez Issamu é salvo do impasse pela interferência de Battle Hooper.

 

Devido a isso no episódio 21 Pérola usa o Monstro Besouro para transformar a Moto Viva num ser selvagem que destrói tudo em seu caminho. Engraçado é Taurus tentando se aproveitar da situação e montar Battle Hooper deixando Issamu furioso e pulando na garupa pra sair na porrada com ele. Mas nem mesmo o Espadachim consegue lidar com a Moto descontrolada e ao fim o herói utiliza a Lord Sector para num verdadeiro racha entre as duas destruir os insetos do Monstro Besouro que controlavam Battle Hooper. No episódio 22 Taurus - cujo rosto muda de aparência (o ator passa ausar uma maquiagem branca na cara) - conta aos Sacerdotes que o Monstro Melífero tenta se vingar de Black pela morte do Monstro Zangle, enquanto Issamu tem que lidar com um garoto vidente que sonha constantemente com o herói matando seu pai, o Dr. Suzuki, que também fez um pacto com os Gorgom.

Situação mais inusitada ainda Issamu passa no clássico episódio 23 quando acerta um golpe que arranca a cabeça do Monstro Telegator... e a mesma adquire vida própria sendo "adotada" pelo menino Yuji, carente pela perda de seu cão. O garoto dá ao monstrinho o nome de Roliço, que usava seus poderes para realizar seus desejos. De todos os episódios envolvendo crianças esse é o melhor, pois a história demonstra uma grande sensibilidade, tanto pela singela amizade entre os dois quanto pela cena final, quando Kamen Rider assiste estupefato Roliço sacrificar sua vida para salvar Yuji de Taurus.



No episódio 24, inspirado em O Médico e o Monstro, os Gorgom transformam o Professor Takayama num monstro mutante e sua única forma de voltar ao normal é um remédio que os sacedotes só liberam sob a condição dele transformar suas alunas em Guerreiros de Gorgom. Como Satie é uma das garotas sequestradas, Issamu vai atrás e no meio da história acaba recebendo a ajuda do Comando Jovem (ou Tropa Juvenil), adultos que recebem uma droga dos Gorgom para manterem-se com aparência de crianças. Um deles morre ajudando o herói no final do capítulo. No episódio 25 Taurus ajuda um cientista a construir a Super Máquina, uma moto de alta tecnologia que seria uma cópia de Lord Sector e as duas travam um duelo.

 No violento episódio 26, inspirado em O Exorcista, o Monstro Buffalo possui o corpo da menina Asami (ou Mami) e mais uma vez Black não pode atacar sem ferir a menina inocente. No episódio 27 Baraon usa os casulos do Monstro Ilagan para transformar Tóquio numa espécie de campo minado já que eles explodem por qualquer energia, inclusive a transformação de Kamen Rider. O herói então enfrenta o desafio de lutar na forma humana contra o monstro e os três sacerdotes correndo contra o tempo para ajudar o menino Issao que ia sofrer uma cirurgia no coração quando o hospital ficou sem energia. Um dos momentos mais dramáticos do seriado onde, por muito pouco, o monstro não arranca o King Stone de Issamu e ele tem que se projetar no espaço e se transformar no meio de um salto e assim poder vencer.



No episódio 28 Taurus usa os poderes do Monstro Escaravelho em criar pequenos insetos que produzem ouro, para assim disseminar a ganância nas pessoas e abalar emocionalmente Black, mas Issamu faz um teatrinho e ainda curte com a cara de Taurus no final. Por fim Kamen Rider, além do Monstro, quase mata o Espadachim também, mas ele é salvo outra vez pelo Escudo. No episódio 29, que parece ter sido inspirado em Invasores de Corpos, tripulantes da Nasa e outras pessoas, inclusive uma amiga de Satie, são capturados e trocados por réplicas. Quando Satie é levada os Sacerdotes querem dá-la de "presente" a Shadon Moon quado este despertar, Taurus mais uma vez toma a frente e a usa com o refém para atrair o herói.

E dessa vez é Danker quem manda o Monstro Tatu interferir, salvando Issamu e Satie sem querer querendo. As rixas entre o Espadachim e o trio de Sacerdotes terminavam sempre favorecendo Black. Tanto que no episódio seguinte, o 30, ocorre o inverso. Suda retorna ao Japão na tentativa de proteger de Gorgom a jovem havaiana Lana, que detém poderes paranormais. E quando Baraom usa o transe de Lana para potencializar o poder do Monstro Polvo, é a vez de Taurus interferir porque ele mesmo queria eliminar Kamen Rider. O bizarro é que, devido aos ataques, Issamu acaba perdendo momentaneamente a memória... mas isso é bem pouco desenvolvido e em menos de cinco minutos ele recupera suas lembranças e volta a luta pra ajudar Suda e Lana.




No episódio 31, um dos mais fracos do seriado, os Gorgom usam um jogo de video game para raptar crianças para dentro de um mundo virtual, cujo visual ficou muito tosco. Issamu vai salvá-los com ajuda do Comando Jovem, o que resulta em um festival de criancinhas participando neste capítulo e culmina com a horrenda da cena da Battle Hooper, que teoricamente só podia ser montada pelos Imperadores Seculares, carregando um punhado de pirralhos na garupa. No episódio 32 Madame Pérola tenta enlouquecer crianças com cogumelos alucinógenos, torturando-as dentro dos seus pesadelos para transformá-las em assassinos. A vilã mantém a menina Lume como refém num mundo psicodélico. Destaque pra Pérola e seus disfarces, de Freira do capeta, de mãe morta da Lume e de pai morto do Issamu. No episódio 33, o heroi conhece Kenji, um menino que após sofrer uma queda, está preso a uma cadeira de rodas exclusivamente por problemas psicológicos.



A cena final do capítulo quando, incentivado por Issamu, Kenji atravessa uma ponte andando até os braços do pai é uma das mais emocionantes da série. No episódio 34 Nobuhiko surge desmemoriado pelas ruas. Quando Kyoko vai encontrá-lo num hospital descobre que era Baraom disfarçado raptando-a para que termine o transplante de energia que foi interrompido láááá no Episódio 17. Por que demoraram TANTO? Mas o Grande Rei mostra a Taurus uma caverna onde estava oculto o Sabre Satã, que seria doado ao Imperador Secular. De posse dele, o Espadachim novamente toma a frente dos planos dos Sacerdotes, pega Kyoko como refém e atrai Black pra outra cilada. Enquanto os três, Danker, Baraom e Pérola oferecem as pedras vitais de seus corpos ao Grande Rei para que ele ressuscite Shadon Moon, Kamen Rider trava outra batalha mortal com o Espachim, que usa o golpe Satan Cross com a união das duas espadas, fazendo com que o herói e Kyoko acabem caindo de um penhasco no mar.



AMANHÃ: 

O Confronto Definitivo com Taurus 
Uma Batalha Mortal Contra Shadow Moon 
A Terra nas Mãos dos Gorgom 
A última parte da Saga de Black Kamen Rider
 

Um comentário:

TODDY disse...

A primeira transformação dele, realmente é muito show, numa forma de um inseto gigante

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.